Psicologia Infantil

27/04/2015 03:31 - Atualizado em 19/10/2016 09:48

Combata o transtorno de aprendizagem do seu filho

O diagnóstico precoce auxilia no tratamento e impede que o seu filho atrase a vida escolar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Na sala de aula, é comum haver alunos que aprendam com mais facilidade e outros que tenham dificuldade para acompanhar as lições. Mas o que fazer quando os problemas são persistentes? Esse pode ser o primeiro sinal de um transtorno de aprendizagem no seu filho.

Há quem fique anos sem conseguir se adaptar ao ritmo das turmas ou aprender o básico, como ler e escrever. Pais e professores devem ser os primeiros a perceber sinais de que algo não vai bem, mas eles nem sempre conseguem identificar as causas do problema.

Conheça os tipos de transtorno de aprendizagem, como identificá-los e quais os tratamentos indicados.

transtorno de aprendizagem

Principais transtornos de aprendizagem

Os transtornos de aprendizagem afetam negativamente a saúde e a vida escolar, social e psíquica de muitas crianças e adolescentes. Eles também podem causar sofrimento e perda de autoestima.

Os problemas compreendem uma inabilidade específica, como leitura, escrita ou matemática. Os pequenos apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para o seu nível de desenvolvimento, sua escolaridade e sua capacidade intelectual.

Dislexia

É um distúrbio específico das operações relacionadas ao reconhecimento das palavras. Os disléxicos têm dificuldade para identificar as letras com precisão e na velocidade para formar as sílabas. Há diferentes graus de comprometimento e os sintomas variam conforme a idade.

Crianças em fase escolar costumam sofrer para adquirir a habilidade de leitura e escrita e, quando conseguem, possuem um ritmo mais lento que os colegas. Para elas, atividades como copiar textos do quadro negro, escrever redações e fazer provas dissertativas são as tarefas mais difíceis.

Disgrafia e disortografia

As disgrafias são os transtornos relacionados à escrita. São causados por falhas em áreas do cérebro responsáveis pela parte motora fina, localizada no lobo frontal. As pessoas com o transtorno não conseguem controlar pequenos músculos nas mãos.

Discalculia

É um problema causado por má formação neurológica e se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. Crianças portadoras de discalculia são incapazes de identificar sinais e conceitos matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências e relacionar o valor de moedas.

Como identificar os sinais de transtorno de aprendizagem

Comece a prestar atenção na rotina escolar de seu filho, especialmente naquela dificuldade de escrever e ler, ou em fazer operações matemáticas básicas para a faixa etária dele. Converse com professores e colegas para saber como ele se comporta em sala de aula.

Uma avaliação psicopedagógica é essencial para diagnosticar a causa do problema de aprendizagem e definir o plano de intervenção para tratamento clínico. O psicopedagogo trabalha em conjunto com outros profissionais que atendem a criança, como médicos, psicólogos ou fonoaudiólogos, conforme o caso.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais, a taxa de evasão escolar de crianças ou adolescentes com transtornos de aprendizagem é, em nível global, de cerca de 40%.

Quando o transtorno da leitura é associado a um quociente de inteligência (QI) elevado, a criança pode render de acordo com seus companheiros durante os primeiros anos escolares, e o problema pode se manifestar totalmente apenas no quarto ou quinto ano.

O tratamento do transtorno de aprendizagem requer a necessária colaboração entre pais, educadores e psiquiatras ou psicólogos infantis. Medicação e psicoterapia só são aconselhadas em casos mais graves.

Seu filho tem dificuldades na escola? Conte para nós. E não esqueça de continuar acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de orientação infantil.

TAGS
escola
aprendizagem
dislexia
déficit cognitivo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ