Psicologia Infantil

24/08/2014 06:07 - Atualizado em 17/11/2016 12:51

Colaboração dos pais é essencial na mudança de escola do filho

Marcada por sentimentos confusos, mudança de escola pode ser bem enfrentada com o auxílio dos pais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A escola é um ambiente onde as crianças criam os primeiros laços que não sejam familiares, fazem as primeiras amizades e aprendem a conviver. Mas o que fazer quando é necessário que seu filho encare uma mudança de escola?

Os pais precisam dar apoio, estimular na criança a curiosidade do novo. É importante mostrar para o seu filho desde pequeno que na vida ocorrem mudanças e nelas sempre ganhamos ou perdemos alguma coisa. Tudo tem um lado bom.

mudanca-de-escola


Mudança marca nova fase

O aspecto positivo da mudança de escola é que a criança vai fazer novas amizades e ter outra experiência. Se uma pessoa ficar sempre no mesmo lugar, convivendo com as mesmas pessoas, vai se privar de outros conhecimentos, que só ocorrem com as mudanças.

Quando acontece do aluno sair de uma escola pequena, de bairro, para um colégio grande, é preciso que os pais tenham uma sensibilidade e conversem com seu filho. Todo espaço que tem um maior número de pessoas, acaba se tornando mais difícil de se relacionar com os outros.

É importante que os pais pensem na escola que vão escolher. Procurar uma instituição que preze os mesmos valores da família pode auxiliar a criança a se sentir mais acolhida.

Confiança ao decidir pela mudança de escola

Outro aspecto relevante é que os pais precisam confiar na escola que escolheram. O colégio é o lugar onde a criança passa a maior parte de seu tempo e faz as suas primeiras interações. Buscar uma instituição que tenha uma proposta interessante é o ponto chave na hora da mudança de escola.

Ao escolher onde seu filho vai estudar, você precisa ter em mente que não está apenas escolhendo uma escola, e sim procurando novos parceiros que vão lhe apoiar no objetivo de fazer a criança se desenvolver da melhor forma possível.

Nova escola, novos horários

Mudança de escola pode ser complicada já que o aluno vai precisar a se adaptar a outro local. Serão novas regras, horários, rotinas, professores e colegas. Tudo isso pode em um primeiro momento parecer meio assustador para a criança. Então, é nesse momento que os pais precisam manter a calma e passar segurança.

Mostrar para o filho que você confia na escola pode fazer com que ele se sinta mais confiante nessa mudança. Explique os motivos que fizeram você decidir por colocá-lo em outro colégio. Seja sincero com a criança e demonstre que isso vai ser o melhor para ela.

Mudança de escola pode gerar medo

Na infância, os indivíduos possuem um receio maior quanto às mudanças. Isso porque, tudo que é diferente e acontece longe dos pais, acaba gerando medo. Mas essa insegurança pode ser trabalhada, com pequenas atitudes. Nunca resolva mudar sem preparar a criança antes, pois isso pode assustá-la ainda mais.

Antes de fazer a mudança de escola, leve seu filho para conhecer o local e os profissionais que trabalham lá, como professores, coordenadores e funcionários. Desse jeito, quando seu filho começar a estudar naquele colégio, não vai mais se sentir inseguro.

TAGS
educação
papel dos pais na educação
fase escolar
crianças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ