Psicologia Infantil

24/01/2015 03:15 - Atualizado em 11/09/2016 07:51

Carnaval para crianças: Incentive seu filho a participar

O Carnaval para crianças faz sucesso ao estimular a imaginação e a socialização dos pequenos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Carnaval não é um evento apenas para adultos. Já existem várias festividades de Carnaval para crianças também, que permitem que elas brinquem e se divirtam aproveitando a folia de forma adequada a sua faixa etária. Desde que os pais tenham alguns cuidados, essa pode ser uma ótima experiência para os pequenos.

carnaval para criancas

Opções de Carnaval para crianças

Fantasias, confetes e serpentinas tornam o Carnaval uma das festas mais alegres e divertidas. Com isso, estimula a imaginação e a criatividade das crianças, pois para elas é tudo novidade. Além disso, pode ser um momento importante para a socialização entre os pequenos, que interagem uns com os outros, trocam experiências e compartilham as descobertas.

Uma da opções mais comuns são as matinês, feitas em edições especiais para todas as faixas etárias. Geralmente essas festas são organizadas em clubes, associações e empresas privadas, podendo até mesmo ser produzida por grupos de pais. É um ótimo jeito de promover um Carnaval para crianças seguro e divertido.

Os blocos carnavalescos infantis também são indicados, pois acontecem em lugares e horários mais adequados para as crianças, que podem se divertir com danças e músicas específicas para elas. Na maioria das vezes, são feitos em lugares bem amplos e até mesmo na rua. Por isso, são recomendados para crianças um pouco maiores, mas sempre acompanhas dos responsáveis.

Além das festas ao som de marchinhas, matinês e blocos infantis, existem alguns eventos temáticos com diversas atividades ligadas ao Carnaval para crianças, de shows a peças de teatro e oficinas que ensinam sobre a história da data festiva e de suas danças.

Carnaval para crianças: Dicas e cuidados

Para que as crianças se divirtam com segurança, o principal cuidado é escolher eventos direcionados para o público infantil, que ocorram em ambientes e horários adequados. Os pais ou responsáveis sempre devem acompanhar os baixinhos. Nessas condições, a criança pode se divertir no período carnavalesco desde os primeiros anos de vida.

Alguns cuidados com a roupa também são necessários durante o Carnaval para crianças. Na hora de escolher o que vestir, opte por opções mais leves e confortáveis, para que não atrapalhem as brincadeiras durante a festa. As máscaras e fantasias deixam a folia ainda mais divertida, mas tenha atenção com tecidos que apertem ou irritem a pele, pois podem até causar alergias.

A nutrição e a hidratação das crianças merecem atenção redobrada. Com o calor e agitação durante a festa, é essencial beber muito líquido, como água ou suco. A alimentação antes dos eventos deve ser leve e nutritiva, para que os pequenos tenham disposição e energia para brincar.

E não esqueça que o Carnaval para crianças tem um ritmo diferente, devendo sempre respeitar os limites de cada pimpolho. Sinais de cansaço, como choro e birra, indicam que já é hora de ir para casa.

Família pronta para a folia? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para saber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
Carnaval
crianças
bem-estar infantil
atividade física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ