Psicologia Infantil

20/06/2015 11:32 - Atualizado em 26/11/2016 12:27

Brinquedos reciclados para divertir a criançada

Confecção de brinquedos é uma alternativa para ensinar a importância da reciclagem.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Praticamente tudo o que produzimos vira lixo, não é mesmo? Só que parte do material descartado diariamente pode ser muito bem reaproveitada. Uma das alternativas são os brinquedos reciclados, que podem conscientizar as crianças a cuidar o meio ambiente.

Incentivar seu filho a fazer e usar brinquedos reciclados auxilia na conscientização e pode desenvolver aspectos sociais, psicológicos e até mesmo motores dos pequenos. Relembre a importância da reciclagem e aprenda a fazer dois brinquedos reciclados.

brinquedos reciclados

Como aplicar o uso de brinquedos reciclados

Você deve estar se perguntando como incluir os brinquedos reciclados na rotina de seu filho, quando os aparelhos eletrônicos cada vez mais chamam a atenção dos pequenos. Uma das primeiras atitudes que você deve tomar é ajudar a criança a entender a origem dos objetos e para onde eles vão. Afinal, o lixo não desaparece sem danos ao meio ambiente.

Também é importante que você o deixe participar de tarefas básicas de reciclagem, como a separação do lixo, por exemplo. Os resíduos de sua casa podem ser separados em cinco grupos: papel, vidro, plástico, restos de comida e outros - essa última categoria contempla os produtos difíceis de descartar, como óleo e pilhas, que devem ser entregues em locais apropriados.

Use as cores da reciclagem para ensinar seu filho a separar o lixo produzido. A lixeira azul é destinada para papel e papelão; a verde, para vidros, a vermelha, para as embalagens de plástico; a amarela, para as embalagens de metal e aço; a marrom, para os restos de comida.

O uso de brinquedos reciclados pode evitar, ainda, que seu filho seja consumista. Brincando com itens feitos por ele mesmo, talvez ele não queira a todo momento um artigo novo.

Faça você mesmo

Agora que você já sabe como incluir a reciclagem na vida do seu filho, fique atento para separar materiais como rolinhos de papel higiênico, tubos de pasta de dente, latas de leite e garrafas PET, que estão entre os materiais mais usados. Veja a seguir duas opções de brinquedos reciclados.

Bilboquê

Você mesmo já deve ter brincado com um bilboquê. Ensine seu filho a segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha para dentro. Você vai precisar de um copo plástico, barbante, folha de papel usado, fita crepe e tinta guache.

Ajude sempre seu filho nos processos para que ele aprenda e possa ensinar aos amigos como fazer brinquedos reciclados. Façam uma bolinha de papel amassada, envolva com a fita crepe e pinte com guache.

Em seguida, prenda o barbante na bolinha e faça um pequeno furo na base do copo para completar a amarração. Incentive seu filho a usar diversas cores e texturas para deixar o brinquedo mais atrativo e personalizado.

Vai e vem

Também brinquedo de sua infância, o vai e vem é um dos principais brinquedos reciclados. As garrafas PET utilizadas se unem em forma de cilindro e deslizam de um lado para o outro. Relembre como fazer o objeto e ensine seu filho. Você vai precisar de duas garrafas, tampinhas coloridas, dois pedaços de fio de varal e fita crepe.

Você deve primeiro cortar as garrafas no meio e separar apenas a parte de cima para utilizar na confecção do brinquedo. Depois, com a participação do pequeno, passe os dois pedaços de varal pelo gargalo de uma das partes e coloque também as tampinhas coloridas.

Após isso, una as duas partes das garrafas na forma de um cilindro e passe uma fita crepe no meio. Dê um nó reforçado nas pontas dos fios para que eles não escapem. Mais uma vez, incentive seu filho a decorar o brinquedo como ele quiser, seja com tinta, adesivos e outros materiais.

Gostou das dicas? Então solte a imaginação e aproveite! Se tiver mais alguma ideia de brinquedo reciclado, é só deixar um comentário, e não esqueça que você sempre encontra novidades para sua qualidade de vida aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
lixo
faça você mesmo
brincadeira
meio ambiente

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ