Psicologia Infantil

29/03/2015 08:21 - Atualizado em 06/09/2016 02:20

Brincadeiras de Páscoa animam a criançada

Aproveite os próximos dias para preparar brincadeiras de Páscoa e integrar toda a família.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O coelhinho vem chegando para trazer os ovos de chocolate para as crianças. Pelo menos, é o que os pequenos sonham, então por que não fazer brincadeiras de Páscoa? As atividades servem como recreação, diversão ou ainda para integrar pais e filhos nessa época do ano.

São inúmeras as opções, que podem incluir uma tradicional confecção de ovinhos recheados de amendoim, caça ao tesouro ou uma corrida de ovos.

Para os pais que gostam de brincar com seus filhos, ou mesmo entre padrinhos e afilhados, tios e sobrinhos, o que vale é descontrair e fazer a data se tornar inesquecível. Veja algumas sugestões de brincadeiras de Páscoa e comece a prepará-las desde agora.

brincadeiras de pascoa

Brincadeiras de Páscoa para os pequenos

Corrida de Ovos

O chocolate de Páscoa é o objetivo dessa brincadeira. Coloque um ovo cozido em uma colher, com o cabo na boca. A criança deve correr equilibrando o ovo na colher. Quem chegar primeiro ganha o ovo.

Trívia

Que tal um jogo de perguntas e respostas para as crianças? É uma das brincadeiras de Páscoa para testar os conhecimentos delas sobre a data. Vale perguntar sobre as questões culturais, simbólicas e religiosas que cercam o dia. Mas, claro, você também precisará estudar antes. Dê ovinhos de chocolate conforme eles forem acertando as perguntas.

Coelho, sai da toca

Essa brincadeira deve ser feita com várias crianças. Coloque vários bambolês pelo chão. Diga a elas que fique cada uma em um bambolê. Quando você disser “coelho, sai da toca”, elas devem trocar de lugar.

Em cada rodada, você tira um dos bambolês e quem for ficando de fora espera a próxima rodada. No final, somente uma criança ganhará. Por isso, lembre-se de fazer várias rodadas, para que todas tenham sua chance de vencer.

Caça ao tesouro

Essa é uma das brincadeiras de Páscoa mais tradicionais. Esconda os ovos de chocolate por toda a casa. Faça bilhetes com dicas sobre a próxima localização de cada ovo e cole em cada esconderijo, para que a criança vá percorrendo a trilha. Na manhã de Páscoa, entregue uma cesta com a primeira pista e deixe que ela descubra os locais “secretos”.

Confecção de ovinhos

Em casa, sempre há retalhos de tecidos, tintas, esmaltes velhos e outros tipos de artigos que podem servir para decorar ovos. Pegue alguns ovos de galinha, furando-os cuidadosamente na parte mais fina. Depois, convide as crianças para decorá-los. No recheio, podem ser colocadas balas, chocolates ou amendoins.

Por que fazer brincadeiras de Páscoa?

Brincadeiras de Páscoa podem ser uma excelente forma de colocar em pauta assuntos bastante atuais da sociedade, além de auxiliar em reflexões sobre valores. Os pais podem inserir atividades que façam a criança pensar sobre solidariedade, respeito e como vencer pode dar prêmios, mas não significa vitória. Todos trilham seu caminho e obtêm suas conquistas.

Mostre as culturas diferentes, as tradições que perpetuam ao redor do mundo e ensine como o respeito é importante. Além disso, um dos maiores benefícios dessas atividades é a possibilidade de integrar a família e divertir as crianças.

Gostou das dicas para curtir a Páscoa com os seus filhos? Então deixe um comentário! E não esqueça de visitar nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
chocolate
Páscoa
brincadeiras infantis
ovos recheados

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ