Psicologia Infantil

09/03/2015 10:42 - Atualizado em 03/07/2017 11:13

Atividades recreativas afastam a tristeza dos pequenos

Praticar atividades recreativas proporciona um crescimento mais saudável para as crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas crianças enfrentam problemas de socialização e até mesmo sofrem com quadros de depressão infantil. Para que os casos não cheguem a complicações tão sérias, as atividades recreativas podem ser ótimas opções para integrar os pequenos. Algumas brincadeiras dinâmicas são simples e proporcionam mais qualidade de vida para a criançada.

atividades recreativas

Benefícios das atividades recreativas

Durante a infância, as crianças passam por transformações físicas e emocionais. Por isso, as atividades devem ser planejadas de acordo com a faixa etária e com os objetivos que estão sendo buscados. As atividades recreativas ajudam nessa fase de transição e oferecem benefícios físicos e mentais.

As dinâmicas de grupo ou os esportes coletivos são ideais para as crianças. Como medida de saúde e desenvolvimento positivo, as atividades melhoram o raciocínio, a coordenação, a concentração, as condições de equilíbrio e reação, a postura e a vivência espacial.

Além disso, as ações adequadas, que proporcionam o contato com outras crianças da mesma idade, ajudam a diminuir sentimentos como solidão e isolamento, principalmente entre os filhos únicos. A troca de experiências e o aprendizado em conjunto torna os pequenos mais participativos e interessados em aprender.

Dicas de atividades recreativas

Todo tipo de exercício físico traz benefícios para a saúde, desde que seja feito respeitando a faixa etária e as limitações das crianças. As atividades recreativas em grupo são as mais indicadas e as que os pequenos mais gostam, também. Veja algumas dicas diferentes e que chamam a atenção da garotada.

Aulas de mágica

Algumas mágicas bem simples podem ser realizadas com cartas de baralho, lenços, cordas e outros objetos. Elas são fáceis de aprender e encantam as crianças, que gostam de participar e se envolvem para conhecer os truques. Quem faz as mágicas ainda pode vestir uma capa e uma cartola para tornar a brincadeira mais "realista".

Adivinhação

Com mímica ou desenhos, as atividades recreativas de adivinhação estimulam a criatividade e a imaginação das crianças. Existem jogos prontos para a prática, mas também é possível improvisar em casa ou na escola. É uma opção simples e que proporciona interação, podendo ter a participação de toda a família.

Escotismo

Ser escoteiro oferece benefícios para o preparo físico das crianças de forma lúdica, pois elas se exercitam brincando. A atividade é instrutiva, desenvolve a capacidade pisicomotora, o senso de companheirismo, a responsabilidade e o contato com a natureza.

Outras atividades recreativas como amarelinha, acertar um alvo, pega-pega, caça ao tesouro, concursos e gincanas também ajudam no desenvolvimento saudável. A dica é usar a criatividade e fazer as crianças se divertirem ao mesmo tempo que aprendem e se relacionam umas com as outras.

Gostou das dicas de psicologia infantil? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
brincadeiras de criança
socialização infantil
depressão infantil
escotismo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ