Psicologia Infantil

02/05/2015 11:23 - Atualizado em 06/12/2016 04:14

Atividades lúdicas favorecem o aprendizado

A ludicidade facilita o processo de socialização, de comunicação e de expressão das crianças.

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Redação

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Desenvolver atividades na educação infantil pode não ser tarefa fácil. Na primeira infância, as crianças ainda não correspondem de forma motora a muitas ações. Assim, para o desenvolvimento do aprendizado, é essencial que atividades lúdicas sejam incluídas na rotina dos pequenos dentro e fora da sala de aula.

Brincar é algo espontâneo e natural, além de benéfico por estar centrado no prazer, despertando emoções e sensação de bem-estar. A criança aprende a lidar com o mundo e forma sua personalidade. Saiba qual a importância das atividades lúdicas e como elas auxiliam no aprendizado.

Aprender brincando

O lúdico é de fundamental importância para o desenvolvimento físico e mental da criança, pois auxilia na construção do seu conhecimento e na sua socialização, o que engloba aspectos cognitivos e afetivos. O lúdico também é um instrumento pedagógico, que tem o poder de melhorar a autoestima e aumentar os conhecimentos da criança.

atividades ludicas

O ensino que utiliza atividades lúdicas cria um ambiente gratificante e atraente, servindo como estímulo para o desenvolvimento integral. A ludicidade facilita o processo de socialização, de comunicação e de expressão, ajudando na construção do pensamento e na aprendizagem.

É importante estimular a discussão de regras do jogo e de estratégias para resolver ou vencer a brincadeira. O professor ou os pais também deve participar e propor desafios em busca de uma solução e de uma participação coletiva. O papel do adulto nesses casos é de mediador, não de delimitador de funções.

Atividades lúdicas para os pequenos

Olho mágico

Atividade indicada para crianças a partir dos três anos. Utiliza papel cartão, figuras de animais, objetos variados e brinquedos.

O mediador deve fazer um buraco bem pequeno no centro do papel cartão. Em seguida, coloca a figura embaixo do papel, deixando à mostra só uma parte. A atividade consiste em as crianças tentarem adivinhar o que é o nome do que está abaixo do papel, ou seja, conseguir adivinhar a figura através do buraco.

Os objetivos dessa atividade lúdica são fomentar a percepção visual, a coordenação visual e manual, a destreza, a observação e a imaginação, bem como fazer comparações e estimular o reconhecimento de formas.

Obstáculos com garrafas

Atividade indicada para crianças entre três e seis anos. Utiliza garrafas PET de dois litros, anilina, glitter e água. O professor deve pedir para cada aluno trazer uma garrafa vazia de refrigerante. Juntos, em sala de aula, todos devem enchê-la com água, anilina e glitter.

As garrafas ficarão coloridas e brilhantes para chamar atenção das crianças, mas o objetivo principal é fazê-las de obstáculos. O educador coloca as garrafas na disposição que quiser - em zigue-zague ou formando uma reta, dando um espaço para que as crianças possam passar por elas.

Um pequeno de cada vez deve andar desviando dos obstáculos, depois correr. Após isso, o professor deve formar duplas que irão correr de mãos dadas e, por último, formar um trem que passará pelo mesmo caminho que eles fizeram sozinhos e acompanhados.

Os objetivos dessa atividade lúdica consistem em integrar o grupo e estimular a percepção visual, a observação, a coordenação motora ampla e a orientação espacial.

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