Psicologia Infantil

05/12/2015 04:20 - Atualizado em 23/10/2016 11:10

Aprender como se concentrar é essencial para os estudos

Hábitos simples podem estimular a concentração e melhorar o rendimento das crianças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ser inquieta, agitada e curiosa são características comuns entre muitas crianças. Porém, quando a dificuldade de concentração é extrema, pode ser o caso de adotar alguns métodos para que o pequeno aprenda como se concentrar.

A falta de atenção pode atrapalhar o desenvolvimento infantil em vários aspectos, principalmente nos estudos. Por isso, pais e educadores precisam ficar atentos e, desde cedo, estabelecer algumas regras ou até desenvolver brincadeiras que estimulem a concentração.

menina estudando sabe como se concentrar

A importância da concentração

Conseguir se concentrar em apenas uma atividade de cada vez nem sempre é uma tarefa fácil para as crianças, principalmente quando começam a ir à escola. Lá, tudo é novidade e elas estão numa fase em que são curiosas e observam tudo que aconteça ao redor.

A psicopedagoga Mariana Mendes explica que descobrir coisas novas e ter contato com experiências diferentes é fundamental para os pequenos, mas, quando isso acontece de forma demasiada, é preciso ter cuidado.

“Quando isso se transforma em falta de atenção, pode acabar causando efeito contrário e prejudicar o aprendizado da criança. Ao tentar assimilar muitas coisas de uma vez, nenhuma é totalmente captada”, explica a especialista.

Na escola, muitas vezes os professores sinalizam que a criança conversa demais ou não consegue terminar uma tarefa sem se distrair. Mariana destaca que é importante que os pais não ignorem esses avisos e busquem formas de estimular a concentração dos filhos, a fim de não deixar que isso se torne um problema e prejudique o rendimento da criança.

Saiba Mais
Brincadeiras também são atividades para educação infantil
6 brincadeiras de crianças que vão divertir e desafiar seu filho
Problemas de aprendizagem afetam a rotina infantil

Dicas de como se concentrar

Um fator importante para a criança se concentrar é reservar o tempo certo para cada atividade. Quando ainda é pequena e se encontra em um ambiente que desperta curiosidade, é difícil que ela se centre em apenas uma tarefa. Por isso, é preciso ensinar-lhes desde cedo que tudo tem o seu tempo.

Na hora de comer, por exemplo, faça isso na cozinha, com a criança sentada na cadeirinha e com a atenção voltada apenas para o prato. Deixá-la brincar ou caminhar pela casa enquanto você corre atrás dando a papinha não é certo e não faz bem.

Deixe claro que existe um momento certo para brincar, comer, dormir e assim por diante, estabelecendo uma rotina de horários para cada atividade, ajudando o pequeno a se acostumar e a respeitar isso.

A psicopedagoga aponta que outra dica é incentivar a criança a fazer trabalhos manuais, como desenhar, pintar e brincar com massinha de modelar. Além de estimular a se concentrar, essas atividades também ensinam que tudo tem um processo e é preciso passar por cada fase para chegar no resultado final.

Fazer atividades ao ar livre também é uma ótima opção para que as crianças se exercitem e entrem em contato com a natureza. Com isso, elas trabalham a atenção, gastam a energia e relaxam mais facilmente, evitando a ansiedade e o estresse, os principais vilões que não deixam uma pessoa se concentrar.

Que achou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outros artigos do Vivo Mais Saudável e conquistar mais bem-estar para toda a família.

TAGS
concentração
vida escolar
desenvolvimento infantil
cognição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ