Psicologia Infantil

22/08/2014 06:57 - Atualizado em 05/12/2016 10:45

Aprenda o que fazer quando a criança não quer dormir

Estabelecer rotina é primeiro passo quando a criança não quer dormir à noite.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para crescer saudável, a criança precisa dormir. É durante o sono que o organismo produz o hormônio do crescimento. O problema é que nem sempre os pequenos se mostram dispostos a descansar. E aí, o que fazer quando a criança não quer dormir?

O que fazer quando a criança não quer dormir

Estima-se que 40% das crianças apresentam, vez ou outra, dificuldades para adormecer. Lidar com o problema, porém, pode ser bastante fácil - só é preciso seguir algumas regras.

crianca-nao-quer-dormir

Rotina

A primeira das providências é estabelecer uma rotina. A partir do momento em que a criança passa a ter hábitos, horários repetidos, o sono chega cerimoniosamente. Após o jantar, dê um longo banho quente em seu filho. Na seqüência, leia um livro com ele.

A proposta não é o colocar para dormir, mas deixar ele se acostumar com a ideia do próximo passo: adormecer sozinho. Em seguida, diga a ele que é hora de descansar, apague a luz e saia. Trata-se de um ritual que precisa ser diariamente seguido.

No meio da noite

É comum que as crianças acordem durante a madrugada em certos períodos. Em geral, elas voltam a dormir sozinhas. Se o despertar for muito freqüente e ele não consegue voltar a adormecer por si, converse com o pediatra.

No caso dos bebês, ao ouvir o choro, espere alguns minutos antes de ir até o quarto. Ao entrar no quartinho, não o pegue no colo, apenas mantenha-se por perto, assim ele deve assimilar que não é momento de comer ou brincar.

Cada um no seu quarto

Para crianças maiores, explique que ele não pode dormir com você, pois ali é o espaço do casal. Evite que o filho durma na cama dos pais: a criança deve adormecer e despertar no mesmo quarto em que caiu no sono para não acordar assustada.

Se o filho insistir em dormir com o pai e a mãe, seja ainda mais firme - do contrário, a situação pode tornar-se um hábito. Além disso, ele precisa ter claro que o seu próprio quarto é a referência quando estiver cansado.

Bichinho de pelúcia

Oferecer um bichinho de pelúcia ou um paninho pode ajudar a criança a se sentir mais segura durante a noite.

Som de água

Para os bebês, outra dica: o som de água parece acalmá-los, portanto, se puder, compre um CD com sons da natureza e deixe-o tocando baixinho quando perceber inquietude para dormir.

Soneca à tarde

Uma soneca durante o dia também pode ajudar seu filho a ter uma melhor noite de sono. É que, quando muito cansada, a criança tende a ficar hiperativa.

Horário

À noite, faça com que seu filho respeite o horário de ir para a cama. Não espere ele bocejar ou esfregar os olhos para não correr o risco de passar o momento certo de adormecer.

Iluminação

O quarto ideal para atrair o sono dos pequenos deve ser bem escuro e desprovido de aparelhos que possam dispersá-lo, como televisores, computador e telefone, ou seja, quanto mais silencioso e calmo, maiores as chances de seu filho tornar-se independente para dormir.

Horas

E atenção mamães: crianças de até três anos dormem, geralmente, 11 horas por noite. Se não tiram uma sesta durante o dia, precisam de 12 horas de sono mais tarde. Ao crescerem, sua necessidade de descanso varia de 10 a 11 horas noturnas.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ