Psicologia Infantil

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 09/10/2016 03:14

Aprenda como ajudar seu filho a superar o medo do escuro

Medo do escuro é um desafio para mães e pais em todo o mundo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Tudo em paz: a criança está brincando, demonstrando animação e interagindo com os pais com enorme alegria. As horas passam, o sono começa a bater e aí chega a hora em que o comportamento de alguns pequeninos muda da água para o vinho. O medo do escuro é uma grande dor de cabeça para pais e filhos, principalmente nos primeiros anos de vida, mas pode ser superado sem maiores complicações.

Medo do escuro é comum

Quem de nós nunca teve medo do escuro? A imaginação da criança é muito fértil, justamente pelo fato de que quando elas são muito pequenas não conseguem distinguir ao certo o que é real e o que é fantasia.

Medo do escuro
Medo do escuro é comum entre crianças pequenas e pode ser superado. Foto: Shutterstock

Além disso, a maioria das histórias que existem para causar medo nas crianças está de alguma forma atrelada à ausência de luz. Nas narrativas infantis, o mal está sempre escondido nas sombras. E quem disse que ele não pode estar debaixo da cama?

Como lidar com o medo do escuro

O medo é uma forma que o nosso cérebro cria para que possamos nos livrar de situações de perigo. É entre os 3 e os 6 anos de idade que ele começa a se formar.

Por isso, é nessa fase que essa sensação aparece com maior frequência. A hora de dormir é o momento em que as crianças se desligam da proteção dos pais e da segurança que os adultos proporcionam a ela, o que as leva a se sentir reféns do escuro.

Lembre-se:

- É importante saber que o medo do escuro não é manha - ele é natural na maioria das crianças e passa à medida que elas vão crescendo.

- Evite contar para seu filho histórias nas quais monstros vêm puxar os pés das crianças enquanto elas estão deitadas na cama, quando ele não estiver se comportando. Isso fará com que o conto venha à sua mente assim que a luz apagar e ele ouvir qualquer tipo de ruído.

- Deixar uma luz acesa no banheiro ou em outro local da casa pode ser uma solução para que a criança vá perdendo aos poucos o medo do escuro. Ainda que seja pouca claridade, ela fará com que seu filho se sinta mais seguro.

- Outra possibilidade é ter uma lâmpada ou um abajur próximo da cama. Neste caso, é importante orientá-lo que só ligue a luz se estiver sentindo muito medo.

- Elogie a criança sempre que ela se mostrar mais forte. Diga a ela que você está orgulhoso da forma com que ela tem encarado o medo. Isso vai deixar a criança com maior confiança e pode diminuir o receio de ficar sozinha no escuro.

Ajude seu filho se divertindo

Que tal uma brincadeira que fará com que seu filho conviva melhor com o medo do escuro? Uma caça ao tesouro com lanterna pode ser uma alternativa para que ele se sinta mais seguro.

Medo do escuro
Caça ao tesouro pode incentivar seu filho a enfrentar a escuridão. Foto: Shutterstock

Vamos lá:

Coloque um brinquedo ou guloseima em um determinado local da casa e faça com que seu filho encontre as pistas para chegar até a recompensa. Tudo deve ser feito com as luzes apagadas e o auxílio de apenas uma lanterna. Ajudar ele a encontrar será divertido e vai estreitar a relação entre vocês. De quebra, a criança começa a entender que o escuro não é necessariamente assustador.

Vivo Orientação Infantil: Dicas de Cris Polis sobre comportamento para ajudar seu dia a dia

E aí, gostou das dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!

TAGS
crianças
medo de escuro
crianças e seus medos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ