Psicologia Infantil

06/12/2015 08:44 - Atualizado em 06/12/2016 02:21

Ajude a preparar o plano de estudos do seu filho

Estabelecer horários para as atividades das crianças contribui no rendimento escolar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Na correria do dia a dia, às vezes fica difícil tirar aquele tempinho para ajudar os filhos a estudar e fazer as lições de casa. Por isso, montar um plano de estudos pode tanto facilitar a organização de horários dos pais quanto estimular a responsabilidade dos pequenos. Desde cedo, eles aprenderão a ter disciplina e a dividir o seu tempo para cada atividade.

Além disso, com o tempo, as crianças não ficam mais esperando pela cobrança dos pais e já sabem que, em determinado momento do dia, é hora de se dedicar às tarefas da escola. Veja como esse planejamento funciona na prática.

menina seguindo seu plano de estudos na escola

Como funciona o plano de estudos

Se, muitas vezes, administrar as atividades cotidianas já não é fácil para os adultos, imagine para as crianças. Desde os primeiros anos da vida escolar, elas já possuem um calendário cheio, com lições de casa, trabalhos e provas, o que exige certa organização e planejamento.

Não saber administrar essas responsabilidades pode trazer consequências e até mesmo comprometer o rendimento do aluno. Para que isso não aconteça, é preciso que os pais colaborem com uma rotina preestabelecida. É aí que entra a importância do plano de estudos.

Manter horários para dormir, comer, estudar e brincar faz a criança criar uma rotina biológica que contribui inclusive para a sua saúde. Além disso, estimula a disciplina e o senso de responsabilidade, fatores que devem ser aprendidos durante a infância e levados para toda a vida.

infográfico plano de estudos

Como preparar um plano de estudos

Para que a organização do plano de estudos funcione e seja seguida corretamente, é preciso pensar nas reais demandas do dia a dia do estudante e da casa. Nessa lógica, a criança deve compreender suas tarefas e aprender a cumpri-las.

É importante ter alguns cuidados para que o planejamento não seja massacrante, nem martirize a criança, provocando a aversão à rotina estabelecida. Quando a organização dos estudos está atenta para as fragilidades e as potencialidades do pequeno, ela pode inclusive favorecer o desempenho nas aulas.

Saiba Mais
Tablets e smartphones à noite prejudicam o sono, diz estudo
Confira 2 receitas práticas e rápidas para o lanche escolar
Veja como estudar sem distrações e garanta os melhores resultados

O primeiro passo para montar um plano de estudos é sentar com a criança e definir quais são suas tarefas fixas durante a semana. Depois, reserve um momento diário para conferir se há lições de casa e outras pendências. Combine um horário e também o local onde isso será feito, sem estar perto da televisão ou do espaço de brinquedos.

Tente sempre cumprir esse horário e, no começo, lembre a criança quando estiver na hora de fazer a lição. Com o tempo, ela vai se acostumar e o plano de estudos se torna parte da rotina dela, assim como ir à escola.

Você consegue manter horários com seu filho? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar para toda a família aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
vida escolar
rendimento escolar
lição de casa
como estudar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ