Motivação

18/07/2015 02:07 - Atualizado em 22/11/2016 12:54

Vença a insegurança para aprender a dirigir

Pânico e ansiedade podem ser combatidos com prática e paciência. Saiba como vencer esse desafio.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Aprender a dirigir, para muita gente, não é tarefa fácil. A insegurança é o principal desmotivador. No entanto, as vantagens da habilitação acabam sendo o grande incentivo para quem quer mais qualidade de vida no dia a dia, com mobilidade e funcionalidade.

O primeiro passo para aprender a dirigir, no Brasil, é completar 18 anos. Só que muita gente acaba encarando o desafio mais tarde. Segundo dados do Departamento de Trânsito de São Paulo, o número de pessoas que tiraram a CNH depois dos 30 anos aumentou 77% em dez anos. Além disso, a idade média de obtenção da licença passou de 21 para 26 anos.

Tanto na juventude quanto na idade mais adulta, tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não precisa ser um pesadelo. O mais importante é estar decidido a conquistar esse objetivo.

aprender a dirigir

5 maneiras de superar o medo e aprender a dirigir

O medo é um dos principais causadores da insegurança na hora de aprender a dirigir. Assim como em situações de estresse intenso, as pernas ficam bambas e as mãos, trêmulas. O pânico, porém, pode ser vencido com um pouco de paciência. O segredo é desenvolver a confiança em si mesmo aos poucos.

Confira cinco dicas para dar adeus à insegurança:

1. Pratique, pratique e pratique!

Já ouviu que a prática leva à perfeição? Pois nesse caso a frase se aplica muito bem. Para aprender a dirigir, você precisa praticar. Se as aulas na autoescola não foram suficientes para você se sentir confortável ao volante, não fique frustrado e continue o aprendizado.

Após conquistar a habilitação, escolha vias tranquilas e procure treinar pelo menos 30 minutos diariamente. Acostume-se ao carro, às ruas e ao trânsito da sua região.

2. Mantenha a tranquilidade

Não precisa ficar nervoso se você deixou o carro apagar ou se você não está seguro para andar tão rápido quanto os outros condutores. Dirigir em um ritmo desconfortável só irá lhe deixar mais apreensivo.

Ao entrar no carro, ajuste os espelhos e o assento para se habituar. Assim, na hora da partida, você já estará mais confortável e, logo, mais confiante. O conselho vale tanto durante as aulas práticas na autoescola quanto após conquistar a CNH.

3. Deixe os caminhos mais difíceis para o final de semana

Durante as aulas de direção, os instrutores tendem a percorrer trajetos específicos. Por isso, após conquistar a CNH, será preciso conhecer as vias que levam você aos seus compromissos diários. Em um primeiro momento, prefira rotas alternativas, longe do movimento intenso.

Para conhecer os obstáculos do caminho - curvas, subidas, rotatórias e semáforos -, aproveite os finais de semana, que geralmente têm menos trânsito, e familiarize-se com as ruas.

4. Faça outro curso

Tirou a CNH, mas a insegurança continua? Investir em mais aulas com um instrutor particular pode ser muito válido, na hora de aprender a dirigir definitivamente. Procure um profissional qualificado para transitar pelas regiões que você mais circula.

5. Converse com um psicólogo

O medo simplesmente não passa? Em alguns casos, essa insegurança pode ser fruto de algum trauma. Converse sobre a ansiedade e a sensação de pânico que dirigir lhe causa e procure identificar o motivo do medo recorrente.

Confie em si mesmo

Não desanime, se aprender a dirigir não está sendo tão simples quanto você imaginava. Concentre-se em seu objetivo e em todas as facilidades que a autonomia da CNH lhe proporciona. Com a prática constante e um aprendizado de qualidade, você tem tudo para se tornar um ótimo motorista.

Pronto para embarcar nesta aventura? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
trânsito
medo
carro
como dirigir

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ