Motivação

17/06/2014 09:00 - Atualizado em 03/01/2017 12:58

Veja dicas para tornar sua rotina mais produtiva

Com rotina adequada, fim do dia é acompanhado da sensação de dever cumprido.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você vê as horas passar no trabalho e sua pilha de tarefas só crescer? Não consegue dar conta da intensa rotina, embora tenha a impressão de que o tempo que dispõe para realizá-las é suficiente? Calma, você não está sozinho. Organizar o dia a dia das tarefas pode ser difícil, mas não é impossível. 

Rotina mais produtiva

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Para deixar a sua rotina de trabalho mais produtiva, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a organizar melhor o seu tempo. Assim, o fim do expediente poderá ser acompanhado da sensação de dever cumprido.

Antes de começar, feche o Facebook. Com ele aberto, é provável que a tarefa de ler as dicas para tornar sua rotina mais produtiva demore mais do que o planejado. Faça esse mesmo teste durante o trabalho. Magicamente, você vai começar a render mais.

5 dicas para tornar sua rotina mais produtiva

O melhor método de organização sempre é dilapidado com o tempo e varia de pessoa para pessoa. De forma geral, no entanto, as dicas abaixo poderão ajudá-lo a se concentrar melhor no trabalho e criar uma rotina mais produtiva:

Priorize tarefas

Escreva uma lista com as atividades do seu dia. Defina o que é mais importante e dê prioridade a isso. Algumas tarefas têm um deadline mais longo, mas ao mesmo tempo são mais complicadas. Dedique um período em cada dia para trabalhar nela – definindo horários fixos para isso. O resto do tempo você pode dividir entre tarefas menores, como responder e-mails, marcar reuniões e outras obrigações que podem ser concluídas no mesmo dia. Quando definir o tempo de cada tarefa, lembre-se de reservar pequenos períodos do seu expediente para pausas – você não poderá ficar totalmente concentrado no trabalho o tempo todo - isso sequer é saudável

Mecânico ou criativo?

Para organizar essa agenda de realização de tarefas, considere que há dois tipos de trabalho: o mecânico e o criativo. Aproveite os períodos do dia de maior energia, disposição e concentração para trabalhos que exigem maior esforço intelectual para chegar a soluções criativas. Quando estiver mais cansado e sem conseguir se concentrar, dedique-se a tarefas que podem ser realizadas sem pensar muito, de maneira quase mecânica.

Mão na massa

Ficar esperando inspiração é o que leva muita gente ao ócio. Se você agir assim, vai olhar para trás, ao fim do dia, e contabilizar um enorme período de inatividade que lhe acabará fazendo falta. Se está atarefado, comece a trabalhar o quanto antes. Pode ser difícil, mas se torna menos tortuoso à medida que você desenvolve o trabalho.

Deixe para amanhã

Sim, é bem possível que você não consiga completar todas as tarefas que previu para o dia, devido a imprevistos ou porque demoraram mais do que você esperava. Mais para o final do expediente você já terá a noção do que vai ser terminado e o que não. Repense as prioridades e transfira itens menos urgentes para o dia seguinte.

Ambiente

Esta dica vale principalmente para quem trabalha em casa. Neste caso, obter um bom nível de concentração é ainda mais difícil, seja pelas inúmeras distrações que o seu lar propicia ou pela falta de rigidez de sua rotina. A dica é organizar o cômodo onde irá trabalhar para que pareça o mais possível com um ambiente de trabalho. Se o seu escritório é no seu quarto, não deixe a cama desarrumada. Abra as janelas: o dia já começou, e há uma lista cheia de tarefas para cumprir. E antes de começar a trabalhar, faça todas as tarefas matinais normais. Tome café da manhã, escove seus dentes e tome banho. Vestir-se com roupas de trabalho também ajuda a fomentar esse espírito lhe confere um ar maior de responsabilidade. 


Se você gostou da matéria, ou possui outras dicas para pessoas que procuram uma optimização do tempo no trabalho, deixe aqui o seu comentário e conte-nos também sobre sua experiência,

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ