Motivação

26/11/2014 12:00 - Atualizado em 28/11/2016 05:03

Veja dicas de motivação pessoal para enfrentar o dia a dia

Acreditar em si mesmo e evitar comparações são os primeiros passos para aumentar sua motivação pessoal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas vezes, por diversos fatores, nos sentimos decepcionados no dia a dia: problemas no trabalho, na vida pessoal e no relacionamento estão entre as complicações mais comuns. Para não se deixar abater, é preciso consciência e fibra moral. Entenda que seus pensamentos regem a sua vida e considere as seguintes dicas de motivação pessoal para superar problemas e seguir em frente:

Aumentando a motivação pessoal com 7 dicas

1. Acredite em si mesmo

O primeiro passo para se motivar é acreditar no próprio potencial. A confiança é fundamental para atingir resultados e cumprir objetivos. Algumas pessoas repetem um mantra diário para tornar a confiança mais factível: “Se eu quero, eu posso”.

motivacao-pessoal

2. Evite comparações

Traçar comparações com colegas ou parentes dificilmente contribuirá positivamente para a sua motivação pessoal. Entenda que as pessoas são diferentes, têm habilidades distintas e vivem em circunstâncias opostas. Se o seu desempenho for melhor do que o de seu parente, isso pode gerar presunção, arrogância e acomodação. Se for pior, pode dar origem à depressão e desapontamento. Foque em fazer o melhor possível sempre, independentemente dos outros.

3. Seja corajoso

Em algum momento, as dificuldades aumentarão de tal maneira que parecerá impossível continuar. Superar barreiras e enfrentar desafios com a cabeça erguida pode parecer complicado inicialmente, mas o medo de errar não contribui em nada para o sucesso.

4. Aprenda com os erros

É fundamental que você consiga tirar uma lição de cada erro, melhorando de forma gradativa e constante. Entenda as falhas, descubra o que pode ser aprimorado e trabalhe para se aperfeiçoar. A prática é fundamental para alcançar a excelência.

5. Pense positivamente

Para alguns, trata-se do grande segredo do sucesso. Há quem sustente a ideia de que pensar positivamente - e agir de forma positiva - atrai benefícios à própria vida. Alguns chamam isso de fé; outros, de energia positiva. Experimente.

6. Pratique o bem

Agir de forma justa e sincera, sem passar por cima de ninguém, contribui decisivamente para uma melhor percepção sobre a vida. Cultivar hábitos éticos, respeitar os outros e ser solidário, praticando o bem ao próximo, são fatores que influenciam diretamente na rotina. Como descansar à noite sabendo que você, em virtude de seus atos, está prejudicando a vida de outras pessoas?

7. Celebre as conquistas

Se você buscou algo com persistência, acumulando esforços e dedicando horas diárias ao objetivo, nada mais justo do que comemorar em caso de sucesso. Premie a si mesmo, mas não esqueça de buscar melhorar sempre.

A importância da motivação pessoal

Certamente você conhece alguém que está sempre de bem com a vida. Aquele sujeito do qual todos gostam, de riso fácil e convivência agradável. A motivação pessoal é fundamental para esse processo. Estar bem consigo mesmo é o primeiro passo para conviver melhor com as outras pessoas, livre de medos e de inseguranças.

Para a pessoa motivada, os problemas assumem uma importância menor e as dificuldades se transformam em oportunidades. A última dica talvez seja a mais importante: comece a trabalhar nisso hoje mesmo: a vida não pode esperar!

Gosta das nossas dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
carreira
sucesso
bem-estar
motivação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ