Motivação

30/05/2015 03:21 - Atualizado em 10/11/2016 10:29

Veja como sair da zona de conforto em 5 passos

Para vencer a zona de conforto, permita-se vivenciar experiências novas e esteja preparado para assumir riscos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabe o que é a zona de conforto? A expressão representa uma série de comportamentos que adotamos para fugir de riscos, evitando novidades ou situações com as quais não estamos familiarizados.

Estar na "zona de conforto" é estar acomodado à rotina, mesmo que insatisfeito. Com o passar do tempo, o ser humano tende a se acostumar com diversas questões e acaba ficando preso em um ciclo vicioso, deixando sempre para depois aquele novo plano ou o cumprimento de metas.

zona-de-conforto

Deixar a zona de conforto é saudável

Apesar da comodidade que a zona de conforto oferece, pois você se mantém envolto por situações já conhecidas e por hábitos e costumes que colaboram para a organização da rotina, tentar o novo pode ser muito benéfico para a saúde.

Viver no “piloto automático” até pode ser mais fácil, mas há uma tendência ao tédio, fazendo com que você se sinta frustrado com a mesmice do dia a dia. Além disso, arriscar-se possibilita melhor conhecimento pessoal, além de crescimento no campo emocional.

5 passos para sair da zona de conforto

1. Admita que está acomodado

Assim como tratar qualquer problema que necessita cura, admitir é o primeiro passo. Pare de procrastinar e deixar tudo para depois. Os sentimentos de incapacidade e improdutividade devem ser mandados embora imediatamente.

2. Aposte em coisas novas

Pare de achar que coisas novas não são necessárias e avalie se o que você vive diariamente é o suficiente. Arrisque-se! Nunca teve jeito para dança? Matricule-se em uma aula. Não tem domínio em outro idioma? Aprenda. Pratique um esporte e curta uma vida mais saudável.

Escreva um livro, um blog, divida com o mundo um pouco daquilo que você sabe. Adicionar novidades à sua rotina é ótima opção para um dia a dia mais prazeroso.

3. Opine

Desafie-se a falar em voz alta, seja no trabalho, na sala de aula ou em uma roda de amigos. Não ache que a sua opinião "não importa". Ao contrário, outras pessoas podem se sentir compreendidas ou inspiradas pelas suas palavras. Divida seus pensamentos, comente assuntos.

4. Conheça pessoas novas

Frequentar sempre a mesma roda de amigos, mesmo quando eles não têm mais muito a ver com você, é um sinal que está preso à sua zona de conforto. O mundo está cheio de pessoas interessantes, então, permita-se conhecê-las, trocar experiências e ideias. Cada pessoa que você conhece agrega um pouco mais à sua vida.

5. Viaje

Conhecer lugares novos, com culturas diferentes, é uma ótima forma de expandir os horizontes. E não se engane: viajar não significa necessariamente atravessar o mundo, é possível conhecer coisas novas até mesmo em uma cidade do interior, pertinho de você.

Melhore a sua qualidade de vida dando adeus à mesmice do dia a dia e viva novos momentos. Saber que é possível mudar ou recomeçar aumenta nossa confiança para assumir riscos e saber lidar com as adversidades.

Você está na zona de conforto? O que achou das dicas para renovar a sua rotina? Deixe um comentário e não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
vida
experiência
rotina
mudanças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ