Motivação

27/08/2015 04:41 - Atualizado em 23/11/2016 01:01

Veja como fazer bonito na entrevista de emprego

Cuidados com a aparência e o uso de roupas adequadas são tão importantes quanto o currículo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A entrevista de emprego é um momento bastante importante, que pode abrir caminhos para aquele trabalho dos sonhos. Esse é o momento para salientar experiências profissionais passadas, detalhes da vida e desejos para o futuro. Porém, muitas pessoas enfrentam a vergonha e o medo de não impressionar o possível chefe.

Para Gabriela Dawson, especialista em comportamento e coaching, investir na simpatia é essencial. “Sempre falo que, para uma entrevista de emprego, o dito popular ‘a primeira impressão é a que fica’ é perfeito. Nesse caso, talvez você não tenha uma segunda chance”. Confira como enfrentar essa etapa sem drama.

loira em entrevista de emprego com executivos

Arrase na entrevista de emprego

Um detalhe importante, de acordo com a coach, é o conhecimento sobre a empresa na qual você está passando pelo processo de seleção. Além de possibilitar a escolha de um local de trabalho que combina com o seu estilo, você ganhará pontos na entrevista. “Se a conversa fluir, essa informação será de grande valia para você”, comenta.

Basta ser verdadeiro para deixar boas impressões. Mentiras e invenções são facilmente descobertas por especialistas em recrutamento. “Inventar características e fingir ser diferente pode ser um tiro no próprio pé”, diz Gabriela. Não deixe dúvidas e lembre-se de trazer detalhes positivos sobre a sua personalidade.

Ao citar todos os seus traços, tente não cometer vícios de linguagem. Invista em seus pontos fortes e, se necessário, anote-os antes da entrevista. “Levante características positivas sobre você e não tenha receio de falar sobre elas. Se você tiver que falar sobre suas competências, fale estruturadamente”.

Saiba Mais
Aprenda como pedir aumento no emprego em 5 dicas
Hora da virada: Saiba reconhecer os sinais para sair do emprego

Tão importante quanto falar, escutar é uma forma de demonstrar autocontrole e domínio. Mesmo que você esteja louco para expor tudo o que sabe, tenha uma escuta atenta. Ao conversar, mantenha contato visual. O olho no olho demonstra que você é verdadeiro e sabe se comunicar de forma desinibida.

Durante a fala, controle o tom de voz. Fale num tom claro e não muito alto para não cometer extravagâncias.

Lembre-se, ainda, de ser pontual e desligar o celular. “Você pode estar na parte mais importante da entrevista e o celular vai ‘apagar’ o que foi dito”, alerta a especialista.

entrevista de emprego infografico curriculo

O look para a entrevista de emprego

Vista-se de forma neutra, respeitando as características da vaga escolhida. Detalhes como o uso de poucos acessórios, sapatos em bom estado e roupa bem alinhada são essenciais para deixar boa impressão. “Por mais que isso possa ser bobagem, se for para investir em alguma peça para a sua apresentação pessoal, invista em sapatos”, alerta a coach.

Mulheres devem aplicar pequenas quantidades de maquiagem e não podem esquecer do perfume. “Nunca exagere, mas não deixe de usar”, indica Gabriela.

Você já ficou ansioso com uma entrevista de emprego? Como se saiu? Compartilhe sua história nos comentários! Você pode ajudar outros leitores do Vivo Mais Saudável. Aproveite também para conferir nossas dicas de bem-estar e qualidade de vida.

TAGS
trabalho
carreira
currículo
comportamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ