Motivação

05/07/2015 10:25 - Atualizado em 06/12/2016 01:17

Veja como estudar sem distrações e garanta os melhores resultados

Cada pessoa tem seu método, mas é possível aprender como estudar com as melhores práticas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Manter o foco na hora dos estudos é um problema comum entre os estudantes. A insegurança ao realizar provas, testes ou apresentações orais é recorrente em alunos de todas as faixas etárias. Mas será que existem maneiras de aprender como estudar que sejam mais eficientes do que outras?

Os estudos indicam que sim. Se você está estudando para a escola, faculdade, concursos ou provas específicas, fique por dentro das dicas a seguir e saiba como estudar de forma proativa e organizada.

como estudar

Pesquisa revela como estudar de forma eficaz

Estudo conduzido pelo professor de psicologia da Kent State University (EUA), Dr. John Dunlosky, analisou dez técnicas de como estudar e avaliou quais eram as mais eficazes no aprendizado.

A pesquisa foi composta pelos seguintes métodos: elaboração de interrogatório, autoexplicação, sumarização, destacando/sublinhando, palavras-chave, imagens, relendo, testes práticos, cronogramas práticos e intercalar prática e teoria.

Os pesquisadores avaliaram os métodos de ensino baseados em quatro critérios: as condições de aprendizagem, características dos alunos, materiais e tarefas.

Todas as técnicas têm como objetivo potencializar o desempenho do estudante e aumentar o aprendizado. Na pesquisa, cinco das técnicas recebeu uma classificação baixa de eficácia, entre elas muitas que são comuns entre os alunos: sumarização, palavras-chave, destacar/sublinhar, imagens relacionadas ao assunto e, inclusive, reler.

Entre os considerados moderadamente efetivos, autoexplicação e elaboração de interrogatórios são algumas das técnicas. No entanto, a maneira de estudar que, segundo o estudo, é mais eficaz é a prática de testes.

Aprenda como estudar em 5 dicas

Não é novidade para ninguém: tentar aprender todo o conteúdo na noite anterior da prova não é o melhor plano. Muito mais que decorar uma matéria, é fundamental que o aluno compreenda o que está estudando. Assim, se sentirá mais preparado na hora em que precisar colocar em prática o seu conhecimento. Confira cinco dicas de como estudar de forma proveitosa:

1. Escolha um local confortável

Se você perde facilmente o foco, um café lotado ou uma biblioteca cheia de pessoas não são os melhores ambientes para seus estudos. Busque um local que você se sinta à vontade e que funcione no seu cronograma. Não adianta querer ir todos os dias àquela parte deserta da praia se vai isso fará com que você perca muitas horas de deslocamento.

2. Estude diariamente

Ao invés de dormir pouco e virar a noite anterior à sua prova, procure estudar um pouco todos os dias. Mesmo que em menos tempo, quando o estudo faz parte da sua rotina, fica mais fácil manter o conteúdo presente na sua memória.

3. Planeje seus estudos

Crie um cronograma com os materiais que você precisa estudar. Planeje o quanto você irá disponibilizar para cada um deles, organizando o seu tempo. Reserve um tempo extra para aqueles conteúdos que você possui maior dificuldade.

4. Revise materiais

Como visto anteriormente, reler nem sempre é a melhor maneira para aprender como estudar de forma eficaz. Por isso, crie seus próprios materiais e revise os conteúdos apresentados durante a semana. Além disso, não deixe de fazer exames práticos para testar a si mesmo.

5. Peça auxílio

Se você está com dúvidas sobre algum assunto em especial, não se envergonhe em pedir ajuda. A melhor maneira de aprender é solucionando todos as dúvidas e se inteirando ao máximo daquele conteúdo. Converse com algum professor que tenha conhecimento na matéria.

Você tem alguma forma de como estudar mais eficaz? Não deixe de comentar como você organiza a sua rotina de estudos. E se mantenha por dentro das dicas de bem-estar e novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ensino
foco
metas
concentração

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ