Motivação

27/09/2014 02:14 - Atualizado em 12/11/2016 07:48

Veja 9 dicas para seu filho aprender a organizar brinquedos

Descubra diferentes formas de incentivar uma criança a organizar brinquedos e aplique em sua casa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Formar um filho organizado e responsável é o desejo da maior parte dos papais e das mamães. Para que a criança cresça com tais qualidades, é preciso repassá-la desde cedo algumas lições. Ensinar o pequeno a organizar brinquedos pode ser a primeira aula de responsabilidade.

organizar-brinquedos

Quando a criança está pronta para organizar brinquedos

Já a partir dos três anos de idade, a criança consegue assimilar seu papel no armazenamento de seus próprios objetos e muitas são as formas de atribuir à molecada a tarefa de organizar brinquedos. Alguns pais são mais participativos, outros mais práticos.

Independente da abordagem, o importante é que o trabalho seja apresentado de forma lúdica, sem cobranças. O ideal é que a escolha do lugar onde os brinquedos serão armazenados seja feita em parceria com o filho, considerando sempre fatores como ventilação, presença de janelas e grades de proteção, iluminação e vedação de tomadas.

Nas salas de jogos com mesas, opte pelas com cantos arredondados. Do mesmo modo, atente se há escadas ou degraus próximos ao futuro cantinho do brinquedo.

Após a eleição do melhor local, os pais devem empenhar-se em mostrar à criança que ela é responsável por preservar o seu cômodo sempre bonito e legal. Assim, quando receber amiguinhos, poderá levá-los até lá para se divertirem.

9 ideias para auxiliar a criança a organizar brinquedos

1. Ajude seu filho na tarefa

Sempre que possível, ajude-o a guardar joguinhos e demais objetos. Mostre que organizar brinquedos pode ser divertido, além de ser fundamental para que o quarto se mantenha limpo e ordenado.

2. Facilite o trabalho dele

Distribua os brinquedos em caixas de tamanhos que permitam às crianças alcançá-las e até movimentá-las. O material mais indicado para esses compartimentos é o plástico, menos danoso em caso de acidente. Evite baús, que podem ser pesados e perigosos.

3. Decore as caixas de brinquedos

Em conjunto, escolham fotos, recortem desenhos e façam colagens. Isso tudo irá motivar a criança para praticar a organização.

4. Dê exemplos de organização

Coloque etiquetas com palavras ou imagens nas caixas organizadoras. Busque maneiras de facilitar a identificação de cada caixa: as destinadas a objetos maiores e as reservadas para menores.

5. Oriente corretamente

Nas primeiras vezes, diga ao seu filho exatamente o que ele tem que fazer, como “coloque o palhacinho na caixa azul, para os brinquedos pequenos, e o ursão na caixa amarela para os grandes”. Ao compreender o que precisa ser feito, organizar brinquedos se tornará um hábito com o passar dos dias.

6. Faça da tarefa um jogo

Para organizar os brinquedos, vocês podem apostar quem guarda os objetos na caixa certa mais rápido ou você pode desafiá-lo a adivinhar a caixa correta para cada brinquedo. A competição também age como motivação.

7. Não basta pedir

É preciso insistir para a criança organizar brinquedos. Os pequenos podem não atender a sua solicitação nas primeiras vezes, mas com um pouco de paciência eles entenderão a sua função.

8. Tente se mostrar organizado

Crianças costumam seguir exemplos. Ao perceber que você recoloca um utensílio que usou no lugar, ele irá supor que deve fazer o mesmo quando utilizar qualquer objeto.

9. Estenda a organização

Aos poucos, mostre para seu filho que não só os brinquedos devem ser ordenados, mas o quarto, a mochilinha, os calçados e tudo aquilo que é seu.

Que tal colocar em prática essas dicas com o seu filho? Deixe um comentário e curta nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
crianças
pais e filhos
educação
papel dos pais na educação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ