Motivação

09/01/2015 04:04 - Atualizado em 06/05/2016 07:54

Veja 6 dicas para elaborar um currículo de sucesso

Cada linha de um bom currículo é como um convite para o recrutador ler a próxima informação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Elaborar um currículo convidativo e eficaz não é simplesmente gastar alguns minutos para digitar todas as informações sobre sua vida profissional no computador. O documento mostra o tipo de profissional que você é em diversos aspectos.

Por isso, deve ter informações precisas, coerentes e interessantes, para que o selecionador não se perca no meio da leitura e queira conhecer mais características do profissional.

Por que caprichar no currículo

O objetivo deve ser colocar seu nome – com destaque - na lista dos candidatos que têm chance de ser selecionados para as próximas etapas. Para isso, é importante estar atento e transformar cada linha do seu currículo em um convite para que o recrutador leia a informação seguinte.

Algumas pesquisas indicaram que os selecionadores mais experientes não levam mais do que 30 segundos para identificar os pontos fortes e os pontos mais fracos de um currículo. Portanto, fique atento à redação, organização, apresentação e também aos seus objetivos para não cometer nenhum deslize que possa custar a vaga dos seus sonhos.

curriculo

Dicas para montar seu currículo

Confira as dicas para elaborar um currículo capaz de credenciar você para as melhores seleções em sua área de atuação:

1. Reserve um tempo especialmente para preparar o currículo - para ficar bom ele não pode ser feito em alguns minutos ou você corre o risco de deixar de fora algumas informações que podem fazer a diferença.

2. Tenha à mão os dados necessários, como datas de início e saída de empregos anteriores, informações acadêmicas, de cursos e eventos dos quais participou – assim você não depende só da própria memória e consegue passar informações contundentes ao selecionador.

3. Foque no seu objetivo ao elaborar o currículo - procure direcionar as informações para a área e o tipo de empresa em que você pretende trabalhar. Informações genéricas demais passam a idéia de que você está buscando qualquer vaga ou não está preparado o suficiente para o cargo específico.

4. Escreva as informações do currículo em linguagem clara e direta. Não esqueça também de revisar o documento várias vezes para evitar erros de português - isso mostra domínio da comunicação e habilidade com a escrita.

5. Dê destaque apenas aos dados pessoais e profissionais mais importantes e de relevância para o cargo ao qual está se candidatando- isso mostra sua capacidade de discernimento e evita que o currículo fique extenso e maçante.

6. Pesquise sobre o momento do mercado de trabalho da área em que pretende atuar para estar atento a salários, exigências e novidades dos cargos. Dessa forma, você poderá se preparar para que seu currículo seja a resposta aos requisitos solicitados pelos empregadores.

Gosta das nossas dicas de carreira e bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
entrevista de emprego
trabalho
carreira
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ