Motivação

10/11/2014 09:25 - Atualizado em 05/12/2016 06:42

Veja 6 dicas para cultivar amizades e aumentar o círculo social

Cultivar amizades não é tão difícil quando se respeita a individualidade e se valoriza o diálogo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ter amigos para dividir os momentos tristes e felizes fazem a vida se tornar mais fácil. Companheiros em todas as horas, os amigos verdadeiros escutam nos momentos de desespero, apoiam nas decisões ao longo da vida e comemoram cada vitória. Confira algumas dicas de como cultivar amizades e entenda por que elas são tão importantes.

cultivar-amizades

Dicas para cultivar amizades

1 - Demonstre interesse

Demonstrar estar interessado nas novidades faz com que seu amigo se sinta acolhido por você. Nos momentos de conversa, deixe de lado os smartphones e e-mails. Reserve um tempo para bater papo e retomar assuntos engraçados que vocês já viveram.

2 - Converse sem brigar

Se o seu amigo um dia já foi atencioso e querido e atualmente está estressado, converse com ele. Esse tipo de conversa, além de ser um forma de ajudar quem está sempre com você, é uma maneira de fortalecer e cultivar amizades. Explique de forma calma o que você notou e de forma alguma leve isso como uma briga.

3 - Não tenha ciúme

Ele é seu amigo, não sua propriedade. Assim como você, seu amigo também tem direito de ter outras amizades e se divertir com elas. Isso não significa que ele não considere você o mais especial de todos. Ter um tempinho com outros amigos é sempre uma boa ideia. Essa atitude faz com que vocês valorizem o laço afetivo entre vocês, essencial para cultivar amizades.

4 - Lembre-se: as pessoas mudam

Você tinha um amigo inseparável no colégio e vocês se separaram ao longo do tempo? Isso acontece. Vocês cresceram, escolheram profissões diferentes, pensam de outra forma e vivem em um outro círculo de amigos. Apesar disso, é sempre bom marcar um reencontro e ver que, embora estejam bem diferentes do que eram, ainda mantêm muitas características em comum.

5 - Não esqueça que ninguém é perfeito

Todo mundo erra. É bom não se esquecer disso. Cedo ou tarde, seu amigo vai cometer algum deslize. Assim como você. Então, para cultivar amizades e aumentar seu círculo social, é melhor dar sempre uma chance para o diálogo e escutar o outro lado.

6 - Não troque o amigo pelo namorado

Normalmente, os amigos ficam enquanto os namorados vêm e vão. Antes de deixar o seu amigo de lado, pense em quem irá ficar com você caso o relacionamento não dê certo. Faça de tudo para que exista uma amizade entre o seu melhor amigo e a sua paixão. Essas atitudes, além de cultivar amizades, deixam a vida mais fácil.

Por que cultivar amizades?

Viver uma vida sem companhia é muito triste. Ter alguém para contar como foi o seu dia, o que está por vir e quais são as expectativas para um futuro é muito melhor do que viver sozinho. Ter amigos faz com que você se sinta parte da sociedade e identificado com um grupo. E com amigos, nós aprendemos mais sobre o outro, sobre a vida e sobre nós mesmos. 

Gosta das nossas dicas de bem-estar? Deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
amigos
amizade
relacionamentos
felicidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ