Motivação

18/08/2015 07:20 - Atualizado em 15/11/2016 05:37

Veja 4 dicas e saiba como enfrentar o medo

O medo é uma reação natural, mas controlável em casos que pode prejudicar a ação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Sentir medo é normal e até mesmo fundamental, pois é ele que nos afasta de situações de perigo e nos protege. Porém, quando esse sentimento sai do controle e acontece em excesso, acaba nos paralisando e nos deixando sem ação. Por isso, em alguns momentos é importante saber como enfrentar o medo e controlar um sentimento que pode atrapalhar.

O receio quanto ao desconhecido e à mudança também existe, pois não sabemos o que esperar ao tomar determinada decisão. Nesses casos, algumas pessoas acabam perdendo a coragem e deixam de arriscar a troca de emprego ou de profissão, por exemplo.

Entenda por que sentimos medo

O medo é uma reação natural do organismo, que aparece quando nos deparamos com uma situação de perigo, buscando evitar algo que nos fez mal de alguma forma, ou então que sabemos que pode fazer mal. É o que evita de colocarmos a mão no fogo ou pular de grandes alturas.

como enfrentar o medo executiva na corda bamba

Mas existe também o medo do desconhecido, que surge durante a infância, na fase das descobertas, e nos acompanha até a vida adulta, com proporções maiores ou menores, dependendo de cada caso. O fato de uma pessoa se arriscar ou demonstrar tranquilidade em situações perigosas não quer dizer que ela não sinta medo, mas sim que ela consegue controlá-lo.

Assim como se sentir inseguro e nervoso é algo natural, enfrentar o medo também deve ser, pois é um passo importante em várias fases da vida. Ter coragem e superar desafios faz parte da tomada de decisões, desde as mais simples até as de grande importância. Medo da rejeição, do fracasso, de se expressar e até mesmo do sucesso são inseguranças frequentes.

Uma pesquisa feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) buscou entender quais são os principais medos dos jovens brasileiros. Em primeiro lugar, 28,6% dos jovens possuem medo do futuro profissional e 22,5%, de problemas financeiros. Em seguida vem o medo da morte, com 19,5%, enquanto 16,5% temem ficar sozinhos e 12,7%, falar em público.

Saiba como enfrentar o medo

1. Comece aos poucos

Uma boa dica para enfrentar o medo é começar com os pequenos até conseguir superar os grandes desafios. Se tem medo de nadar, por exemplo, procure uma aula de natação com acompanhamento e permita-se experimentar algo novo e controlar esse sentimento. Sempre busque mais informações e tudo que possa ajudar a ter segurança para, então, superar aquele desafio.

2. Seja otimista

Não pense apenas no que você tem a perder tomando determinada decisão, mas lembre de tudo que você pode ganhar. Avalie se o que você tem a ganhar será mais importante que o que você tem a perder, ao tomar uma decisão. E seja otimista: o pensamento positivo ajuda a enfrentar o medo e superar os obstáculos com mais tranquilidade.

3. Pare de inventar desculpas

Tanto para os outros quanto para você mesmo. Admitir e aceitar as suas vontades é o primeiro passo para sair da zona de conforto e conquistar mais segurança. É preciso confiar em você mesmo para enfrentar o medo e fazer o que você quer.

4. Aja!

Mais importante que buscar conhecimento e pensar positivo é agir. Ser corajoso é tentar e superar os próprios limites, avaliando as reais consequências das decisões, ponderando-as de acordo com as suas prioridades e com aquilo que você está disposto a perder para poder ganhar.

Você já teve que superar um grande medo? Conte sua experiência e ajude outros leitores do Vivo Mais Saudável! Aproveite também para conferir nossas dicas de saúde e bem-estar.

TAGS
traumas
desafios
coragem
perseverança

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ