Motivação

31/08/2014 04:33 - Atualizado em 05/12/2016 04:17

Veja 11 dicas de motivação para você persistir na dieta

Persistir na dieta pode não ser uma tarefa fácil, mas só depende de você.

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Redação

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Iniciar uma dieta pode parecer relativamente fácil para quem quer perder alguns quilinhos. Persistir no objetivo, porém, nem sempre é tão simples. Ao privar-se de certos alimentos e reduzir a quantidade ingerida em cada refeição, muitas pessoas acabam por desistir do regime. Confira a seguir 11 dicas para você se manter firme e persistir na dieta.

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Como persistir na dieta em 11 dicas

1. Consulte um nutricionista

Antes de simplesmente parar de comer ou criar um regime por sua conta, lembre-se que há pessoas que estudaram muito para poder orientar sobre a melhor dieta de acordo com o perfil de cada indivíduo. Um regime acompanhado por um especialista tem muito mais chances de dar certo. Faça visitas regulares ao profissional de nutrição.

2. Mantenha um diário alimentar

Anote todos os dias tudo o que você come, caso você não siga à risca o cardápio proposto pelo nutricionista. Após registrar tudo o que ingere, faça uma avaliação dos itens e uma análise crítica: todos os alimentos que constam nesta lista são realmente necessários?

3. Divulgue suas metas na internet

Inicie um blog ou publique alguns posts sobre sua meta nas redes sociais. Ao registrar publicamente seus objetivos, você se sentirá mais motivado a persistir na dieta. Além disso, de certa forma, vai compartilhar os dias mais difíceis do regime, o que pode ajudar você a se sentir mais aliviado.

4. Não se afobe

Esteja consciente que as primeiras semanas de qualquer regime são sempre as mais complicadas. Não espere por resultados imediatos. Mantenha-se determinado em persistir na dieta.

5. Tenha metas realistas

Por mais que você abandone alguns maus hábitos alimentares e passe a ter uma vida mais regrada, com alimentação balanceada e exercícios, não existem milagres. Você não poderá perder 30 quilos em quatro semanas. Estabeleça objetivos possíveis de serem alcançados e comemore quando os atingir.

6. Coma a cada três horas

Ao comer regularmente, você habitua o organismo, que não irá mais emitir mensagens de "fome" ao cérebro. Isso fará com que você se alimente o suficiente em cada refeição e não mais "desesperadamente", como acontece com os que passam muito tempo sem ingerir alimentos.

7. Coma devagar

Aprenda a apreciar o sabor de cada alimento. Para isso, não tenha tanta pressa no horário das refeições, de modo que haja, por exemplo, momentos em que os talheres descasem sobre a mesa.

8. Abuse das saladas

Elas podem ser variadas e ajudá-lo a enganar a fome. Um prato de salada antes da refeição, além de beneficiá-lo com nutrientes diversos, vai auxiliar para que você coma menos durante o almoço ou jantar.

Persistir na dieta se torna mais simplificado quando se tem autorização para comer um pouquinho a mais de algo, não? Atenção, contudo, para os molhos e adereços usados para temperar os pratos. Esses devem ser utilizados com cautela.

9. Concentre-se na refeição

Comer em frente à televisão ou ao computador fará com que você se distraia e provavelmente cometa exageros. À mesa, deixe à disposição uma quantidade adequada de comida - nem muita, para não cometer deslizes, nem pouca, para não terminar o almoço já com fome.

10. Organize sua despensa

Elimine qualquer ameaça de seu armário. Salgadinhos, bolachas recheadas, refrigerantes e chocolates precisam sumir. Essa é, aliás, uma das dicas mais efetivas para você persistir na dieta.

11. Evite encontros em pizzarias e afins

Se convidado para um almoço ou jantar em estabelecimentos que não condizem com sua dieta, sugira um encontro em outro local, como um parque ou mesmo um café.

E você, também tem dicas de motivação para manter a dieta? Compartilhe sua experiência nos comentários!

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