Motivação

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 03/01/2017 06:45

Veja 10 dicas para ser mais feliz no trabalho

Criar um ambiente alegre e confortável ajuda a ser feliz no trabalho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um dos principais segredos do sucesso e da produtividade é ser feliz no trabalho. E para isso, estar de bem com o ambiente e com os colegas é o primeiro passo.

Ser feliz no trabalho depende de todos

Os benefícios de contar com um bom ambiente profissional são muitos – afinal, é ali que passamos grande parte do dia. Mas esperar sentado por esse ambiente não adianta nada. É importante que cada um faça a sua parte.

feliz no trabalhoUma equipe unida faz a diferença para o bom ambiente de trabalho. Foto: Shutterstock

O ditado "gentileza gera gentileza" funciona em diversos casos, e não é exceção na busca por felicidade profissional: se você contribuir para uma atmosfera mais feliz, certamente será recompensado com bons momentos junto aos seus colegas.

Dicas para ser feliz no trabalho

Confira algumas medidas simples que podem tornar o trabalho uma atividade mais prazerosa:

1. Seja educado

É simples e fácil. Um “bom dia” quando chegar, “obrigado” quando lhe derem ou fizerem um favor e “boa noite” na saída, se ditos com sinceridade, podem contagiar todo o ambiente e deixar você mais feliz no trabalho. Mesmo que você esteja estressado, cara feia nunca resolveu problema. Tenha bom humor sempre.

2. Mantenha o foco nas atividades

Não perca tempo se estressando ou perdendo tempo com coisas que estão fora do seu controle. Por exemplo, se o time de futebol para o qual você torce está em uma fase ruim, não deixe que isso influencie no seu espírito e rendimento. Em vez disso, busque se organizar melhor para render mais no trabalho e deixar o lazer para a folga. Você vai ver que vale a pena.

3. Demonstre espírito de equipe

O sentimento solidário – e o reflexo de amizade que ele proporciona – é uma das coisas que não se compra em lugar nenhum do mundo. Mostre quem você é nos bons momentos, e assim receberá ajuda nos períodos de dificuldade. E não custa lembrar: seus colegas de trabalho estão no seu time. Para vencer, você deve se unir a eles, pois uma equipe em harmonia sempre alcança seus objetivos com maior eficiência.

feliz no trabalho
Criar um ambiente agradável ajuda todo mundo a ser feliz no trabalho. Foto: Shutterstock

4. Faça o que você gosta

A frase é repetida desde o período dos testes vocacionais da escola, e é uma verdade. Faça o que você gosta. Não se preocupe tanto com o dinheiro. Quando se faz o que se gosta, o trabalho deixa de ser uma obrigação e vira um prazer. Em resumo, você será feliz no trabalho. E se não puder optar pela atividade que lhe der mais prazer, experimente a mentalidade inversa: seja feliz com o que você faz encontrando pequenas alegrias em sua rotina. 

5. Relaxe

Se você está muito focado, determinado a realizar alguma tarefa e não vem tendo sucesso, tente respirar fundo e descansar. Dê um tempo, caminhe brevemente para dar uma arejada nas suas ideias. E volte mais renovado para as suas atividades.

6. Solucione problemas

Os funcionários mais valorizados são aqueles que encontram soluções para os problemas de rotina. Aqueles que se dedicam um pouquinho a mais em uma tarefa e conseguem encontrar uma saída que ninguém antes havia achado. Concentre-se na questão, explore as possibilidades com criatividade e seja recompensado pelo seu esforço.

feliz no trabalho
Criatividade é um dos melhores atalhos para a felicidade no trabalho. Arte em foto: Shutterstock

7. Personalize seu ambiente de trabalho

É importante que você fique confortável enquanto trabalha. Vale colocar fotos, objetos de estimação ou pequenas lembranças de sua vida pessoa que lembrarão por que você está ali e aonde deseja chegar.

8. Alimente-se

O cérebro consome bastante glicose do nosso corpo. Portanto, o ideal é estar bem alimentado durante o dia inteiro. Aproveite para comer algo no mesmo período em que der uma espairecida.

9. Evite a poluição da sua mesa

Chegar ao trabalho e ver a sua mesa atolada de papéis e outras tantas coisas dá um enorme desânimo. Deixe tudo organizado e evite acumular folhas e objetos desnecessários. Você verá que, quanto mais limpa estiver a sua mesa, maior será a sua produção. E sem essa bagunça, você será mais feliz no trabalho.

Feliz no trabalho
Não adianta assistir ao acúmulo de papéis em sua mesa sem fazer nada. Foto: Shutterstock

10. Acorde cedo

Muita gente tem pavor de acordar cedo. Porém chegar antes ou em ponto permite adiantar o trabalho, o que o deixará mais tranquilo e focado. Chegar atrasado o coloca em uma situação de urgência, fazendo quase tudo atrasado.

Parecem dicas simples? Mas elas funcionam. Adote essas sugestões e note, aos poucos, que a chegada da segunda-feira de trabalho fica cada vez mais agradável.

Leia também:

Rir é o melhor remédio para a memória

Veja 5 erros pela manhã que atrapalham seu dia

Dicas para manter a postura em casa e no trabalho

Dormir demais deixa as pessoas com sono

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ