Motivação

24/03/2015 09:38 - Atualizado em 07/12/2016 10:09

Uso de drogas toma tempo precioso dos jovens

Com a prática de esportes, é possível combater o uso de drogas e conquistar outros benefícios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O uso de drogas é um problema que começa cada vez mais cedo. Porém, quando crianças e adolescentes estão ocupados com outras atividades, como a prática de esportes, não sobra tempo e nem vontade para se envolver com o vício.

Diversos projetos sociais e escolas usam o esporte para livrar os jovens do mundo das drogas. Além disso, optar pela atividade física traz outros benefícios. A prática regular melhora a saúde física e mental, motivando crianças e adolescentes a levarem uma vida correta e buscarem seus objetivos de forma saudável.

uso de drogas

Prática de esportes evita o uso de drogas

Um dos principais efeitos das drogas no organismo - e um dos motivos pelo qual as pessoas recorrem a elas - é a sensação de bem-estar e relaxamento. As substâncias agem diretamente no sistema nervoso, causando diferentes reações. Muitas pessoas as usam para esquecer dos problemas e sentir essas sensações.

Porém, esses efeitos que parecem ser agradáveis no início são momentâneos, e o uso de drogas também causa uma série de problemas e complicações para o organismo. Tanto as drogas estimulantes quanto as alucinógenas afetam o sistema nervoso central e prejudicam o funcionamento de todo o corpo.

Uma forma saudável e sem malefícios de conquistar o bem-estar é praticando atividades físicas. A movimentação do corpo provoca a liberação de endorfina, neurotransmissor responsável por regular emoções, relaxar e proporcionar prazer. Também reduz o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões físicas e psicológicas.

Além disso, o envolvimento com um esporte ocupa o tempo dos jovens, diminuindo as chances e a vontade de consumir drogas. Projetos sociais e escolas, principalmente de regiões menos favorecidas, desenvolvem atividades para tirar crianças e adolescentes das ruas, impedindo que se envolvam com a marginalidade, a criminalidade e o vício.

O esporte faz um trabalho inclusivo, usando a disciplina e o respeito da atividade para conscientizar os jovens e oferecer oportunidades melhores. O uso de drogas é substituído pela vontade de praticar o esporte, até porque as substâncias diminuem o rendimento físico dos jovens, que conseguem perceber qual é a melhor escolha.

uso de drogas

Outros efeitos do uso de drogas

O uso de drogas afeta negativamente não só o organismo das pessoas, mas a vida e as relações com a família, os amigos e a sociedade. As complicações causam lapsos na memória, alterações no humor, diminuição da capacidade cognitiva, insônia, pertubações nervosas, falta de apetite e problemas nos sistemas respiratório, digestivo e circulatório.

O uso de drogas de forma abusiva e em quantidades cada vez maiores leva a pessoa à dependência química, além de causar doenças e até a morte. Por isso, a busca por tratamento o quanto antes é fundamental. Além das clínicas de recuperação, o esporte também ajuda na reabilitação dos dependentes químicos.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte
drogas
jovens
vício

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ