Motivação

11/06/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 06:01

Traçar metas claras é o primeiro passo para o sucesso profissional

Motivação para o sucesso profissional depende de objetivos bem definidos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O sucesso profissional não está atrelado a números estáticos. Ele depende do rumo que o indivíduo deseja dar a sua carreira, do ponto em que ela se encontra e das atitudes que estão sendo tomadas para que o caminho seja o mais profícuo possível. Assim, o primeiro passo para o sucesso profissional é traçar metas claras.

Sucesso profissional depende de planejamento

O mundo dos negócios é bastante competitivo. Ter sucesso profissional constitui-se de um objetivo bem mais complexo do que a mera manutenção de um emprego. Um profissional estagnado, que não evolui, além de não ser bem visto pelos seus superiores devido à falta de ambição, também pode, com o tempo, se decepcionar com os rumos de sua carreira. Em muitos casos, mais empenho de sua parte poderia ter revelado possibilidades que ele até então desconhecia, criando a motivação necessária para que a jornada profissional tivesse sido coroada com mais vitórias.

A motivação para o sucesso profissional

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Na escalada rumo ao sucesso profissional, portanto, pode-se estabelecer, dentre vários artifícios motivacionais importantes, um elemento fundamental: a definição de metas. Se você não sabe aonde quer chegar, é provável que não perceba nem para onde está indo. À deriva no mercado, muitos sucumbem ao marasmo e à falta de motivação. Por outro lado, se você possui bem delineado o lugar que deseja ocupar, seja em atribuições, reconhecimento ou retorno financeiro, a história muda. Cada dia de trabalho pode ser encarado como um novo degrau para atingir esse objetivo.

4 passos para o sucesso profissional

Utilize as dicas abaixo para atingir mais rapidamente o sucesso profissional, seja ele um cargo, uma posição ou uma cifra.

Defina bem o seu alvo

Em primeiro lugar, reflita sobre o que é o sucesso profissional para você. Seja tão objetivo quanto preferir. Se a sua meta é bem definida, por exemplo, chegar ao cargo de chefe em um tipo de empresa Y ganhando o salário X, pode ser mais fácil definir os passos que você deve tomar para atingir esse resultado. Um objetivo específico demais, porém, pode ser restritivo. De qualquer maneira, com o alvo em mira, basta construir um plano de ação para torná-lo menos distante. Aí, claro, é bom lembrar que isso não acontecerá de uma hora para outra. Então definir submetas pode ser uma ideia interessante para manter a motivação em alta.

Saia da zona de conforto

É recomendável que você não vislumbre voos muitoaltos para um período curto de tempo ou você pode se frustrar. Mantenha os pés no chão, mas também não peque pela falta de ambição. Para realmente subir na carreira, você tem que ter um pouco de ousadia, senão sair da cama não será tão fácil. Lembre-se de que, para isso, você vai ter que buscar seu espaço longe da zona de conforto, adotando uma postura mais proativa, dando mais sugestões e se esforçando mais para mudar o que você acha que pode melhorar dentro de sua empresa e dentro de sua própria organização pessoal.

Reavalie a rota com cuidado

Caso você chegue à conclusão de que seu trabalho ou sua área de atuação atual não é o que lhe faz feliz, mude. Mas cuidado: faça isso pelos motivos corretos. Não é raro culparmos nosso chefe, nossa empresa e nossos colegas de trabalho por frustrações profissionais. Antes de trocar de local, certifique-se de que você não é capaz de empregar mais esforços para transformar o seu ofício em algo mais agradável. Muitas vezes, culpar os outros é mais fácil do que assumir responsabilidades e trabalhar duro.

Considere o coaching

Se você não está muito seguro com as metas e planos de ação que traçou, considere a possibilidade de contratar os serviços de um coach. No couching, o profissional vai lhe auxiliar em todo esse processo de estruturação de objetivos e avaliação do mercado de trabalho na sua área. Em alguns casos, essa visão de fora é tudo o que você precisa para abrir os olhos e encontrar oportunidades para o seu sucesso profissional - e que estavam bem ao seu lado.

Se você já passou por alguma experiência ligada ao sucesso profissional, ou quer dar uma opnião sobre a matéria, deixe seu comentário. 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ