Motivação

04/08/2015 02:09 - Atualizado em 21/09/2016 11:16

Trabalho em grupo permite alcançar melhores resultados

Saiba como potencializar seu desempenho junto com seus colegas de trabalho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O trabalho em grupo é uma forma de potencializar resultados, criar mais inteiração entre a equipe e alinhar interesses e objetivos. Assim como dinâmicas em sala de aula, que geram troca de conhecimento, no ambiente corporativo as pessoas também podem solucionar problemas e rever processos.

Estudos comprovam que o trabalho em grupo pode ser benéfico, desde que haja comprometimento e, preferencialmente, feedback por parte da organização. Praticar a autocrítica e o respeito com os demais participantes reflete diretamente no espírito de equipe e melhora a qualidade da organização como um todo.

trabalho em grupo maos unidas

Trabalho em grupo dentro da empresa

Segundo um estudo da Queens University of Charlotte, nos Estados Unidos, 75% dos funcionários classificam trabalho em grupo e colaboração como "muito importante", enquanto apenas 18% recebem feedback dos gestores sobre sua atuação.

Além disso, 97% dos funcionários e executivos acreditam que a falta de alinhamento no trabalho coletivo impacta diretamente na conquista do objetivo proposto. Isso mostra que o espírito de equipe é reconhecido como algo positivo, mas ainda não é trabalhado de forma eficaz em todas as organizações.

Outro dado interessante é que 90% dos trabalhadores acreditam que as lideranças deveriam buscar outras opiniões na hora de tomar uma decisão. Porém, 40% deles pensam que o líder falhou consistentemente na hora de buscar colaboração na decisão.

Ou seja, os estudos comprovam que existe a consciência da importância da coletividade no ambiente corporativo. No entanto, muitas pessoas ainda se sentem inseguras na hora de expor a sua opinião ou tolerar o comportamento dos colegas.

Que tal aprender a melhorar o desempenho no trabalho em grupo e conquistar bons resultados junto com sua equipe? Confira nossas dicas.

Desenvolva 4 habilidades

1. Dividir tarefas

O trabalho em grupo representa maior demanda de responsabilidades e tarefas. Logo, é preciso dividi-las a fim de finalizar o objetivo proposto a tempo. A independência de ter a sua meta individual desenvolve o senso de responsabilidade - afinal, para o trabalho ser finalizado, cada um deverá desenvolver aquilo que foi estabelecido.

2. Ouvir a opinião dos outros

A troca de ideias é um dos processos mais interessantes desse tipo de trabalho. No decorrer da tarefa, é normal que o indivíduo encare uma opinião diferente da sua. É exatamente isso que faz a dinâmica rica e interessante, abrangendo diferentes pontos de vista.

3. Respeitar

Mais que ouvir, é preciso exercer o respeito quanto aos demais, tanto na hora de conhecer a ideia do colega quanto de ter o seu próprio ponto de vista exposto. Nem sempre a sua opinião será a mais adequada para aquele momento e o respeito quanto a isso é essencial.

4. Aprender com os demais

Tudo pode ser considerado uma oportunidade para aprender. Permita-se aproveitar conhecimentos e ações dos colegas como forma de melhorar a sua própria perfomance. A troca de experiências no trabalho em grupo permite rever os próprios conceitos, bem como potencializar suas atitudes.

Lembre-se que isso vale para os bancos escolares, também. A dinâmica refletirá diretamente no seu comportamento dentro e fora da sala de aula.

Você gosta de realizar trabalhos em grupo? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
trabalho
clima organizacional
tarefas
metas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ