Motivação

02/10/2014 02:35 - Atualizado em 24/10/2016 11:45

Tire suas dúvidas sobre adicionar colegas de trabalho nas redes sociais

Veja o que fazer se você está pensando em adicionar colegas de trabalho em suas redes sociais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a crescente popularidade das redes sociais, ficou muito fácil encontrar os amigos na internet. De fato, são poucas as pessoas que ainda não têm alguma conta virtual. Essa situação acaba provocando dúvidas no que diz respeito ao relacionamento profissional. Afinal, adicionar colegas de trabalho é recomendável? Reunimos algumas dicas para você saber como se portar e evitar constrangimentos online.

adicionar-colegas-de-trabalho


Cuidado com o conteúdo

Antes de adicionar qualquer pessoa, seja ela amiga, parente, conhecida ou colega de trabalho, é importante estar atento ao conteúdo que você gera, compartilha e curte nas redes sociais.

Já faz um bom tempo que empresas de recrutamento e analistas de RH usam as redes sociais para avaliar a vida pessoal de um possível candidato a uma vaga de emprego ou mesmo a uma promoção de cargo dentro da empresa. Embora a prática seja controversa, ela é real e tem aumentado com a popularidade das redes.

Sabendo disso, é muito importante que você evite qualquer tipo de publicação que possa ser mal interpretada ou alvo de críticas e julgamentos por parte de quem você não conhece. Fotos de baladas e bebidas, postagens com comentários preconceituosos ou intolerantes podem não ser bem recebidos nas redes sociais.

Tenha em mente que a internet é uma área livre e que dificilmente você conseguirá controlar o alcance de um comentário, e muito menos manipular as interpretações das outras pessoas a respeito do que você divulga.

Procure apenas adicionar colegas de trabalho íntimos de você

Ciente da importância de administrar bem o conteúdo que você associa à sua imagem, é possível avaliar as possibilidades de amizades nas redes sociais. A recomendação é adicionar colegas de trabalho que sejam próximos a você, com quem você mantenha um relacionamento diário e já apresente algum grau de intimidade.

Adicionar colegas de trabalho distantes, com os quais você nunca conversou ou mesmo um supervisor ao qual você não tem muito acesso pode ser considerada uma atitude de alguém desesperado por atenção. Em outras palavras, você pode ser visto como um chato por tentar impor um relacionamento virtual que não existe na vida real. Na dúvida, seja cauteloso e não force a barra.

Evite adicionar colegas de trabalho em todas as redes sociais

Se você usa o Facebook e o Twitter, por exemplo, não é necessário adicionar colegas de trabalho em ambas as redes sociais. É importante que você entenda o funcionamento e o propósito da rede social em questão. Além disso, respeitar as escolhas das outras pessoas é fundamental. Talvez aquele seu colega de trabalho não queira contato profissional quando está nas redes sociais, um ambiente que, muitas vezes, é destinado ao entretenimento e à descontração.

Se você usa as redes sociais com fins lúdicos e teme possíveis interpretações equivocadas, existe a possibilidade de restringir o acesso de outras pessoas ao conteúdo que você divulga. Tornar as contas do Twitter e Instagram fechadas a terceiros é uma das maneiras mais eficazes para se proteger, por exemplo.

Gostou das nossas dicas sobre adicionar colegas de trabalho? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
facebook
twitter
redes sociais

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ