Motivação

17/04/2015 07:09 - Atualizado em 07/12/2016 02:28

Teste vocacional aponta caminhos para a carreira

Dúvidas sobre a profissão ocorrem tanto com jovens quanto com quem já tem uma trajetória corporativa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já decidiu seu futuro profissional? Acha que sua personalidade pode marcar sua carreira? Essas questões podem ser respondidas com um teste vocacional.

Como o próprio nome diz, ele é uma espécie de prova que analisa suas aptidões e aponta um caminho para os campos de atuação que mais têm a ver com você. As respostas indicam se o seu perfil é adequado para Medicina, Arquitetura, Letras, Publicidade e várias outras áreas.

Não são apenas os jovens que enfrentam dificuldade na hora de escolher a futura profissão. Muitos profissionais já estabelecidos se questionam sobre seu trabalho e cogitam trilhar uma nova carreira. Será que está na hora de você fazer um teste vocacional? Saiba mais.

teste vocacional

Como é um teste vocacional?

Você está em dúvida sobre qual carreira seguir? Então um teste vocacional direciona esses questionamentos para uma resposta efetiva. Na realização desses testes, são feitas perguntas sobre gostos, preferências, tendências e pontos bem específicos sobre como você se enxerga.

Aquilo que você responde vai direcionando para grupos de profissões, de acordo com as áreas de saúde, humanas, exatas, criatividade, direito etc. No final, você receberá diversas opções de qual carreira combina mais com você, de acordo com seu estilo de vida e seus ideais.

No entanto, ninguém é limitado a um ou outro campo. Muitas pessoas possuem aptidões para áreas diferentes e caberá a você decidir qual trabalho lhe dará maior satisfação. É comum também querer mudar de profissão. Quem decide o futuro muito jovem pode não ter maturado a ideia profissional tão cedo, o que leva a uma mudança de carreira.

Limitações do teste

Dificilmente um teste vocacional indicará algo que não tenha nada a ver com você. Isso acontece porque as respostas que você dá às questões são bastante objetivas, apontando claramente para uma profissão relacionada à pergunta.

Porém, é possível que o resultado não corresponda àquilo que você objetiva para o futuro, como expectativas financeiras e sonhos. Nesse caso, cabe a você escolher o que deseja.

Essas situações podem contar com auxílio psicológico de um profissional especializado para orientação vocacional. Eles também costumam aplicar o teste, mas de modo mais introspectivo, investigando particularidades do paciente, que vão além da simples análise de aptidão ou talentos.

O teste vocacional que você faz pela internet pode indicar nuances ou tendências de qual carreira se encaixa melhor com sua personalidade. Como os questionários são elaborados, em sua maioria, por psicólogos, buscam uma análise bastante simples do que poderá lhe interessar profissionalmente.

Porém, não existe mágica. Você deve ir atrás de informações sobre cada profissão antes de bater o martelo.

Fique atento à diversidade de cursos universitários que vêm surgindo. O mercado de trabalho cada vez exige mais conhecimento sobre assuntos bem específicos. Jogos Eletrônicos, Quiropraxia e Obstetrícia, por exemplo, são graduações derivadas de outras faculdades mais abrangentes.

Conheça suas tendências, imagine seu futuro, estabeleça suas prioridades e faça o teste. Independentemente do resultado, sua vocação é como a intuição. Se uma carreira não der certo, você sempre pode trocar por outra.

Você já recorreu à orientação vocacional? Deu certo? Conte nos comentários! E aproveite para conferir as novidades de bem-estar aqui do Vivo Mais Saudável.

TAGS
orientação vocacional
profissão
carreira
futuro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ