Motivação

07/08/2015 02:17 - Atualizado em 11/11/2016 01:18

Tenha mais força de vontade com 3 dicas indispensáveis

Manter a motivação é fundamental para alcançar os objetivos sem pensar em desistir.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já acordou sem ânimo para ir trabalhar ou perguntou para si mesmo se estava no caminho certo? É normal que surjam obstáculos e desafios durante o processo, mas, para alcançar os objetivos, é preciso ter força de vontade e não desistir no primeiro fracasso.

Disciplina, perseverança e dedicação também devem estar sempre em mente para manter o foco e canalizar as energias apenas na meta final. O caminho pode ser longo, mas, com os passos certos, é possível aproveitar a viagem. Saiba como.

Importância da força de vontade

A força de vontade está aliada principalmente à motivação, que é ter um motivo para a ação. Segundo Liamar Fernandes, master coaching e instrutora licenciada da Sociedade Brasileira de Coaching, para ter um motivo é preciso entender por que se está fazendo a ação.

forca de vontade mulher em primeiro plano

“A pessoa deve buscar a importância daquilo para ela e se perguntar: 'para que eu faço isso? Onde quero chegar?'”, explica.

Sem motivo, não há ação e, consequentemente, não há força de vontade. A pessoa fica perdida, sem saber a real razão pela qual deve agir. Se alguém quer perder peso, por exemplo, a pessoa deve ter claro qual é o seu objetivo e focar no motivo final, que é emagrecer, para se manter persistente durante o processo e resistir às tentações da dieta.

Alcançar o sucesso depende do tamanho e da força da perseverança. Liamar afirma que esse status não significa apenas riqueza e uma boa posição profissional. “Uma pessoa de sucesso dorme tranquila, é saudável, possui bons relacionamentos sociais e afetivos. É uma pessoa que vive bem”.

Dicas para manter a motivação

1. Saiba o que você quer

Para a coaching Liamar, o primeiro passo é definir um objetivo claro e específico: saber o que você quer alcançar, onde quer chegar e até quando, ou seja, determinar um prazo. Depois, deve-se fazer uma avaliação própria para descobrir a importância de tal objetivo para si mesmo.

“Pergunte-se ‘para que eu quero ter essa força de vontade?’, busque a automotivação dentro de você, não fora. Ela não está nos outros”, destaca Liamar.

2. Mantenha o foco

Com o objetivo bem definido, canalize as energias no que quer. Sempre que bater o desânimo e parecer que o caminho é muito longo, lembre onde quer chegar e por que está fazendo aquilo. Os desafios fazem parte do processo, e perseverança, disciplina e dedicação são os fatores principais.

3. Supere os obstáculos

Outra dica importante é dominar o que lhe domina e focar no objetivo final. Busque forças intrínsecas para superar vícios e medos, e não se deixe levar pelos obstáculos que naturalmente vão aparecer. Lembre-se que existe um motivo maior.

Manter a força de vontade e passar pelo processo sozinho é possível, mas é mais difícil. Liamar conta que, com a ajuda de um coaching, traçar metas e alcançar objetivos se torna mais rápido, pois o profissional possui técnicas para facilitar o caminho.

Você tem força de vontade? Já conseguiu conquistar seus objetivos, ou ainda está no caminho? Compartilhe sua história conosco! Você pode ajudar outros leitores. E aproveite para conferir mais dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
perseverança
objetivos
foco
disciplina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ