Motivação

04/11/2014 10:00 - Atualizado em 01/12/2016 11:03

Tem dificuldades para acordar cedo? Veja como se motivar

Com alguma organização, acordar cedo pode deixar de ser um martírio.

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Redação

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Com a chegada do horário de verão em boa parte do país, acordar cedo pode se tornar ainda mais difícil. Mas fique atento: alguns hábitos facilitam esse momento delicado do dia.

Dificuldade em acordar cedo traz consequências

A indisposição não é o único problema enfrentado por quem não consegue acordar na hora certa pela manhã e fica se revirando na cama. Problemas de memória, mau humor, falta de atenção e redução na produtividade na escola ou no trabalho estão entre as consequências da sonolência.

Felizmente, mudar essa realidade depende apenas de você. Algumas adaptações pontuais no dia a dia tendem a fazer a diferença se você tem dificuldades para vencer a preguiça e sair da cama bem disposto.

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4 dicas para acordar cedo

1. Organize seu tempo

A maior dificuldade enfrentada está relacionada à privação do sono. Quem dorme menos de sete horas por dia frequentemente é acometido pelo problema. A vida atribulada e os compromissos com trabalho, estudo ou filhos são os principais agravantes para a redução do período de sono.

A única forma de mudar essa realidade é alterar a rotina para melhorar sua organização, otimizando processos de modo a sobrar um pouco mais de tempo para descansar. Não é tão difícil quanto parece: estabelecer prioridades e calcular o tempo gasto com cada tarefa é uma atitude simples que pode surtir efeitos positivos.

2. Respeite o horário biológico

Nosso organismo tem um horário biológico, também conhecido como relógio circadiano, responsável por estabelecer um ciclo de sono e vigília, atividade digestiva e produção de hormônios, entre outros processos metabólicos do organismo. Respeitá-lo e procurar criar uma rotina para dormir, com horários determinados previamente, é fundamental para acordar cedo com mais disposição.

3. Use a luz a seu favor

O hábito de ligar a luz do quarto ou abrir as janelas logo pela manhã, embora seja intuitivo para muitas pessoas, é crucial para informar ao cérebro que não é mais hora de dormir, já que a luz funciona como um dos reguladores do horário biológico.

Uma alternativa eficaz é deixar as cortinas abertas ou as persianas recolhidas no momento de ir para a cama. Isso permite que a luz adentre no quarto nas primeiras horas da manhã, despertando o cérebro e diminuindo a dificuldade em acordar cedo.

4. Entenda a funcionalidade do despertador

O recurso “soneca”, presente em alguns despertadores e na maioria dos celulares, não pode ser o principal uso do aparelho. A menos que isso de fato tenha efeitos positivos para você, evite ficar prolongando o tempo na cama de manhã cedo.

Se você tem dificuldades sérias para acordar cedo, uma alternativa - um tanto radical - é posicionar um despertador potente longe do seu alcance. O barulho vai obrigá-lo a levantar, o que pode ser meio caminho andado no processo de iniciar o dia. A tendência de voltar para a cama acaba sendo menor a partir do momento que você já está em pé. Concentre-se, nesse caso, em ir para o banheiro lavar o rosto ou tomar banho.

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