Motivação

04/10/2015 05:21 - Atualizado em 30/10/2016 05:03

Tá chegando a hora: Veja como se preparar para o ENEM

As provas acontecem nos dias 24 e 25 de outubro e essa edição traz algumas mudanças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) avalia o desempenho escolar e acadêmico dos estudantes ao fim do terceiro ano. Ele também é usado como mecanismo de acesso à faculdade, com bolsas parciais ou integrais em diferentes instituições.

Por isso, é importante saber como se preparar para o ENEM e ficar por dentro de todos os detalhes das provas. A avaliação aponta mudanças e melhorias que devem ser feitas no sistema de ensino do país e ainda dá a oportunidade de ingressar no ensino superior.

menina estudando pois sabe como se preparar para o enem

Saiba tudo sobre o ENEM

Em 2014, mais de 6,2 milhões de estudantes realizaram o exame. Neste ano, 7,7 milhões confirmaram a inscrição para fazer as provas, que acontecem nos dias 24 e 25 de outubro. Para essa edição, o MEC implantou algumas mudanças, como o valor da taxa de inscrição e o horário de fechamento dos portões.

As inscrições ocorreram entre maio e junho de 2015, com taxas no valor de R$ 63. O local de aplicação da prova é informado para cada participante no cartão de confirmação da sua inscrição, disponível na página do participante. No ato da inscrição, é possível escolher o município onde realizar a prova.

Depois de realizar a inscrição, o primeiro passo para se preparar para o ENEM é conhecer a aplicação do exame. São quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada uma, além de uma redação.

No sábado, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a redação e a prova de Matemática e suas Tecnologias, com duração de cinco horas e 30 minutos.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados pela internet até o terceiro dia após a realização das provas. Já os resultados individuais serão disponibilizados em data ainda a ser divulgada, no mesmo site.

como se preparar para o enem infografico

5 dicas: Como se preparar para o ENEM

1. Na hora de estudar

Para se preparar para o ENEM, além dos cursinhos preparatórios, é possível também estudar em casa, revisando os conteúdos do Ensino Médio. Além disso, é indicado ler notícias e artigos de opinião para ficar por dentro dos principais acontecimentos do mundo. Geralmente, os temas da redação discutem problemas da comunidade, focados em ambiente, sociedade e cultura.

2. Confirmação da inscrição

Verifique com antecedência, na página do participante no site do Inep, a validação da inscrição e confirme também o local de realização das provas.

3. Antes da prova

No dia anterior às provas, preparar-se para o ENEM consiste em descansar e dormir bem para conseguir se concentrar e realizar as questões com calma. A alimentação também é um cuidado importante, com refeições leves e sem comidas gordurosas. Como a prova é extensa, leve lanches rápidos, como bolachas ou barras de cereal, e água.

4. O que levar

Para a realização da prova, é necessário levar documento com foto para identificação e liberação do acesso. A caneta esferográfica deve ser de tinta preta e fabricada em material transparente. Caso o participante leve celular ou algum outro aparelho eletrônico, será entregue um porta-objetos com lacre para que esses e demais materiais proibidos sejam guardados.

5. No dia da prova

Prepare-se para ir até o local da prova com antecedência, evitando atrasos. Os portões de acesso abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas (horário de Brasília). É recomendado que todos os participantes cheguem ao local até o meio-dia, já que será proibida a entrada após o fechamento dos portões.

Este ano, depois que os portões se fecharem, diversos procedimentos de segurança serão realizados. As provas só terão início às 13 horas e 30 minutos.

Saiba Mais
Lanche escolar fica mais saudável com o biscoito integral
Saiba como dormir melhor com 5 dicas fáceis
Escolha as melhores músicas para dormir com tranquilidade

Pronto para gabaritar as provas do ENEM? Compartilhe as informações com seus amigos e acabe com as dúvidas! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
ENEM 2015
estudar
provas do ENEM
ensino médio

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ