Motivação

12/01/2015 09:17 - Atualizado em 29/11/2016 05:05

Subir na balança é fundamental na luta para perder peso

Estudos sugerem que quem sobe à balança com frequência tem maior sucesso na busca pelo emagrecimento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem faz dieta ou atividade física com o objetivo de emagrecer, geralmente tem receio de subir na balança. Afinal, a medição pode não representar o resultado desejado. Mas pesquisas recentes indicam que esse item é aliado e não inimigo na busca pela perda de peso.

balanca

Como a balança ajuda a emagrecer

O novo entendimento é: se o seu objetivo é emagrecer, quanto mais contato com a balança, melhor. A explicação é simples: deixar de monitorar o peso e a evolução do emagrecimento pode causar certo descaso com a dieta ou com os exercícios, permitindo que surjam quilinhos a mais sem se perceba.

Em um desses estudos, realizado por pesquisadores da Universidade de Tecnologia Tempere, na Finlândia, e publicado na revista PLoS ONE, foram realizadas 2.838 medições de 40 pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) de 25 ou mais, ou seja, considerados obesos.

O resultado mostrou que os indivíduos que costumavam se pesar com maior frequência conseguiram perder mais peso do que aqueles que não mantiveram o hábito de subir na balança ao longo da pesquisa.

Em média, os participantes que ficaram sem se pesar conseguiram manter o peso por um período de apenas 5,8 dias, ou pouco menos de uma semana.

Os autores do estudo esclarecem que a pesquisa foi focada apenas no modo observacional. Isso significa que não é possível provar a relação efetiva entre causa (subir com frequência na balança) e efeito (manter-se magro).

Insira o hábito na rotina

O resultado apresentado pode ter uma explicação bastante lógica: as pessoas que fazem mais dieta ou praticam alguma atividade física com foco no emagrecimento costumam se pesar mais rotineiramente. Dessa forma, elas acompanham o peso e conseguem manter maior controle sobre ele.

Fica claro que subir na balança periodicamente tem vantagens e facilitar o emagrecimento é apenas uma delas. Em decorrência disso, o controle do peso permite administrar pequenas mudanças na alimentação ou na prática de atividade física por alguns dias sem grandes sacrifícios.

Cuide com os excessos na balança

É importante considerar, contudo, que ninguém engorda muito de um dia para o outro. Ou seja, ao perceber um ou dois quilos a mais na balança depois de alguns dias fora da rotina não significa estar mais gordo. Pode ser, na verdade, alguma alteração qualquer no metabolismo, como a retenção de líquidos causada pela tensão pré-menstrual ou mudança no funcionamento do intestino.

Por esses motivos, um período muito curto entre as pesagens pode gerar ansiedade e aumentar ainda mais o ganho de peso. Diante disso, os pesquisadores finlandeses recomendam que as pessoas em busca de emagrecer ou manter a forma se pesem pelo menos no mesmo horário, uma vez por semana, de preferência às quartas-feiras.

A sugestão é baseada em um estudo anterior feito pela mesma equipe, o qual revelou que quase todas as pessoas pesam um pouco menos no meio da semana.

Pronta para subir na balança? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecimento
dieta
perda de peso
motivação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ