Motivação

20/04/2015 08:39 - Atualizado em 28/11/2016 04:05

Ser organizado abre caminho para o sucesso

Procrastinação e desordem pessoal podem levar a crises de ansiedade e depressão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Alcançar um objetivo requer planejamento e, para isso, você deve ser organizado. Escolher os meios corretos de atingir as metas pode não ser fácil. Por isso, explorar os caminhos que vão lhe proporcionar maior tranquilidade e certeza de conquista exige preocupação com o futuro e muita organização.

Os benefícios de ser organizado não aparecem apenas na vida profissional, no ambiente de trabalho, em casa ou nas finanças. Uma boa organização impacta toda a sua vida, levando ao sucesso ou ao fracasso. Quer descobrir como conseguir se dedicar a seus projetos e ser bem sucedido? Confira.

ser organizado

Como ser organizado no trabalho e na vida?

A organização parte de uma ideia de estabelecimento de prioridades, de elencar o que precisa ser feito antes e o que pode ser feito depois. Ser organizado é fundamental para que haja produtividade sem comprometer prazos e regras, tanto no trabalho quanto nas economias e no dia a dia.

Método 1-3-5

Nesta técnica, você organiza seu dia de acordo com o que pode ser cumprido: uma tarefa grande, três médias e cinco pequenas. Os nove itens do rol devem ser escolhidos de acordo com a importância e exequibilidade. Dessa forma, sua lista de afazeres fica mais clara e você consegue manter o foco no que é mais importante.

Mostrar serviço

Organização também é uma atividade visual. Você precisa mostra isso no seu ambiente, deixando papeis, canetas e objetos em seu devido lugar. Ponha as pastas e livros em prateleiras e caixas, mantendo tudo da forma mais limpa possível.

Desorganização eficiente

Você se pergunta como é possível ser organizado em meio ao caos? Pois muita gente se encontra na própria bagunça e não tem o rendimento afetado por isso.

De acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, os profissionais da área criativa têm sua imaginação mais estimulada em ambientes que não estabeleçam um lugar exato para cada item.

Distribuição do tempo

É muito raro encontrar alguém 100% organizado, então fique tranquilo. Quando o cuidado vem em excesso, pode provocar ansiedade e transtornos obsessivo-compulsivos. Dê o seu melhor, mas com limite. Faça um pouco por dia, distribuindo o tempo.

Que tal 15 minutos de organização diária? Pegue um saco de lixo e vá limpando os cômodos. Assim, no final da semana, não restará bagunça acumulada.

Por que ser organizado?

Não ser organizado leva à procrastinação, quando deixamos tudo para depois. De acordo com alguns pesquisadores sobre gerenciamento de tempo, medos, autossabotagem, impulsividade e preguiça são os principais prejuízos da falta de organização.

O hábito de deixar para amanhã é muito comum. Só que, se você deixar a louça, o passeio com o cachorro, os trabalhos da faculdade e a entrevista de emprego para o dia seguinte, não vai dar tempo para fazer tudo.

Como resultado desse acúmulo, surge a culpa, a ansiedade e, até mesmo, depressão. É necessário conseguir dosar as atividades sem deixar de cumprir os compromissos que você assume.

De acordo com pesquisas do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Estadual Paulista (Unesp), algumas pessoas, no entanto, fazem isso pela satisfação em superar a ansiedade após driblar as tarefas. Mas vale o alerta: nem sempre essa atitude faz bem para a saúde e distancia você da boa reputação para o sucesso.

E você, tem alguma dica para ser organizado? Conte nos comentários! E não esqueça de conferir as novidades de bem-estar aqui do Vivo Mais Saudável.

TAGS
organização
metas
vida profissional
produtividade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ