Motivação

08/08/2015 08:17 - Atualizado em 09/12/2016 02:38

Saiba por que ter sonhos na vida é importante

Identificar desejos e objetivos colabora para manter o foco em direção ao sucesso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma viagem pela Europa, a reforma da casa, um curso de pós-graduação: ter sonhos é algo natural e pode ser bastante positivo na hora de estabelecer metas e objetivos, seja âmbito pessoal ou profissional.

Porém, as ambições e desejos precisam de planejamento para se tornarem realidade. A organização pessoal contribui para identificar qual é o objetivo e quais são os caminhos possíveis para chegar lá. Confira o que a coach e consultora empresarial Gisele Cipili Ribeiro diz a respeito da importância dos sonhos.

sonhos mulher com binoculo

Questão inconsciente

A especialista em Gestão de Pessoas explica que a imaginação é uma grande ferramenta para todos os indivíduos e, na idade adulta, também ajuda a planejar o futuro. “Sonhar ou imaginar vai gerar uma imagem mental de um desejo. Esse é o ponto de partida para escrever objetivos e buscar alcançá-los”, orienta Gisele.

Os desejos fazem parte do imaginário e são capazes de antecipar um fato, causando sensações químicas e físicas, como se o indivíduo já estivesse lá. Eles ativam o sistema límbico cerebral, responsável pelas emoções.

“Imagine uma cena em que você está em Paris, sonhe com Paris. Quando você vai até um lugar através da imaginação consciente, é como se tornasse mais possível que isso acontecesse. As barreiras racionais ou crenças enfraquecedoras são superadas pela emoção de estar em Paris”, exemplifica a profissional.

Sonhar pode tornar real um projeto, desde que em seguida você escreva o que sonhou e trace um plano para alcançar o sonho.

Como transformar sonhos em realidade

Gisele explica que, para realizar sonhos e objetivos, é preciso em primeiro lugar uma "forte decisão". As pessoas se movem para fugir da dor e buscar prazer, por isso questionar sua motivação é muito importante.

Confira quatro dicas para realizar seus sonhos e viver mais feliz:

1. Identifique seus sonhos

Não tente abraçar o mundo de uma só vez. Estabeleça prioridades e identifique o que você mais quer naquele momento. Não esqueça que, após a conquista de um objetivo, você poderá começar a busca pelo próximo. Não considere o que ficou para depois, como um sonho perdido.

2. Organize seus passos

Planejamento é tudo! Depois de identificar qual é o seu objetivo no primeiro momento, você precisa de organizar. Se o sonho envolve dinheiro, estude onde há a possibilidade de economia ou corte de gastos, bem como maneiras de aumentar a renda mensal. Se envolve um período de férias, por exemplo, comece a se organizar no trabalho para antecipar suas atividades.

3. Defina um prazo

Após saber o que você quer, é importante estabelecer um prazo, assim você se sentirá mais motivado a se manter firme na busca pela realização do objetivo. Defina deadlines para cada tarefa e tenha consciência de que talvez você precise rever seu cronograma. Ainda assim, aproveite as pequenas vitórias ao longo do caminho.

4. Mantenha-se motivado e focado

É normal nos sentirmos desmotivados ao longo do caminho e, por isso, ter clareza daquilo que você está buscando é fundamental.  Lembre-se do motivo de você ter começado, canalize o seu desejo e foque na sua recompensa.

Quais são os sonhos que você pretende realizar ainda em 2015? Você aposta em um planejamento pessoal para alcançar suas metas e objetivos? Compartilhe o seu método de organização e ajude outros leitores a realizarem seus desejos! E aproveite para conferir mais dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
metas
objetivos
planejamento
desejos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ