Motivação

10/11/2015 01:08 - Atualizado em 15/11/2016 03:54

Saiba por que acreditar em si mesmo é vantajoso

Pesquisas mostram que a autoconfiança aumenta as chances de sucesso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Acreditar em si mesmo pode ser muito mais eficaz do que você imagina. A autoconfiança reflete diretamente na qualidade de vida, na tomada de decisões e nas relações sociais como um todo.

Um estudo feito na Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, divulgado em 2014, revelou que a imagem que temos de nós mesmos, especialmente quando ela envolve objetivos pessoais, está totalmente relacionada aos resultados obtidos. Saiba como confiar mais na própria capacidade.

mulher sorridente que sabe acreditar em si mesmo

Por que acreditar em si mesmo

Tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, acreditar em si mesmo pode ser decisivo. Com autoconfiança, a pessoa tende a refletir uma imagem mais segura de sua competência. E isso não atinge apenas aqueles ao redor: ela mesma passa a se sentir mais motivada e capaz.

O estado psicológico está diretamente relacionado ao êxito de algum projeto. No momento em que você acredita que é capaz de realizar determinada tarefa, envia essa mensagem ao cérebro e eleva as chances de tornar realidade o plano proposto. Além disso, a própria qualidade de vida melhora. Confira algumas vantagens de quem acredita em si mesmo:

Positividade

Todo mundo lida com desafios diariamente. Quem confia mais nas próprias qualidade tem mais chances de permanecer calmo em situações de pressão e de transmitir essa tranquilidade àqueles ao redor.

Determinação

Pessoas confiantes não desanimam facilmente. Além de acreditarem que é preciso vencer os obstáculos, elas se permitem abraçar metas mais desafiadoras, melhorando significativamente seu potencial.

Desempenho

Ao acreditar em si mesmo, as chances de sucesso aumentam e a autoconfiança é refletida na fala e nas ações. Isso é notado por aqueles que o cercam, inclusive colegas e chefes do trabalho.

Saiba Mais
Supere a baixa autoestima e viva dias mais felizes
Entenda quando a busca por objetivos pode virar paranoia
Saiba como estabelecer metas para vencer seus desafios

Autoconfiança aumenta à medida que envelhecemos

Um trabalho desenvolvido pelas universidades Northwestern e de Buffalo, nos Estados Unidos, revelou que as pessoas tendem a ser mais autoconfiantes ao longo da vida. O estudo foi conduzido com 198 mil pessoas de 83 países, com idades que variavam dos 14 aos 99 anos.

Os resultados apontam que os mais velhos possuem níveis mais altos de confiança que os mais jovens. Os dados também revelaram que a confiança interpessoal estava ligada aos níveis mais altos de bem-estar. Os pesquisadores querem agora identificar quais razões levam os idosos a estarem cada vez mais motivados.

Você concorda que acreditar em si mesmo pode ser benéfico para o bem-estar? Você se considera uma pessoa positiva autoconfiante? Deixe seu comentário! E continue de olho nas dicas do Vivo Mais Saudável para levar uma vida mais leve.

TAGS
autoconfiança
autoestima
objetivos
positividade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ