Motivação

06/03/2016 10:00 - Atualizado em 05/12/2016 08:18

Saiba o que falar em uma entrevista de emprego

Jamais reclame de experiências passadas ou faça comentários negativos sobre colegas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Saber o que falar em uma entrevista de emprego pode ser decisivo para impressionar o recrutador e ganhar a vaga. Porém, o candidato pode perder pontos pelo exagero e pela falta de humildade. O segredo está em saber ouvir e responder de maneira objetiva e respeitosa.

Em época de crise, receber um convite para uma entrevista é uma surpresa animadora. Se você é um dos tantos trabalhadores que estão à procura de uma colocação no mercado, confira algumas regras para acertar durante a reunião e deixe uma boa imagem na empresa.

o que falar em uma entrevista de emprego

O que falar em uma entrevista de emprego?

Saber ouvir, responder às perguntas objetivamente e ser cordial são alguns dos principais pontos para acertar na entrevista de emprego.

Fale sobre você

Diga o seu nome completo, sua idade e onde você mora. Fale inicialmente sobre as suas experiências profissionais mais recentes. Relate o papel que você desempenhou em cada empresa e o que aprendeu nos seus empregos passados.

Seja sincero

Não enrole durante a conversa. Explique os seus principais objetivos para o futuro e os motivos pelos quais você deseja fazer parte da empresa. Lembre-se de jamais ressaltar características que você não tem.

Dê respostas objetivas

Fale apenas o necessário para responder às perguntas feitas pelo recrutador. Exagerar nos comentários e transformar a entrevista em uma conversa entre amigos não é uma boa ideia. Seja comedido, mas não deixe o sorriso de lado.

Faça perguntas

Após as principais questões abordadas pelo recrutador, separe alguns instantes da entrevista para perguntar mais sobre a vaga e suas atribuições. Essa é uma maneira de demonstrar interesse na conquista do emprego.

Agradeça

Esse é um dos pontos mais importantes. Ao fim da entrevista, dê um sorriso e agradeça pela oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre a empresa. Deixe claro que você espera que dê tudo certo, mas sem exageros.

infográfico o que falar em uma entrevista de emprego

O que NÃO fazer em uma entrevista

1. Tecer comentários negativos sobre as empresas nas quais você já trabalhou

2. Apresentar pretensão salarial logo de cara; ela apenas deve ser citada se o recrutador pedir

3. Perguntar sobre férias ou possíveis atrasos no horário de trabalho

4. Manter uma cara sisuda e cansada, que demonstra desinteresse na vaga

5. Fazer muitos comentários ou perguntas sobre hábitos da empresa

6. Ser tagarela - existem momentos específicos para falar

7. Trazer questões ou problemas pessoais para a conversa

8. Abordar assuntos que você não conhece ou não domina muito bem

9. Exagerar nos comentários positivos sobre a sua personalidade

10. Mentir ou inventar informações sobre a sua carreira.

Aprendeu o que falar em uma entrevista de emprego? Pronto para causar uma boa impressão na próxima? Conte-nos o que você achou do artigo! Se gostou, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais! E não se esqueça de conferir outras novidades de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
mercado de trabalho
etiqueta
comportamento
regras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ