Motivação

01/03/2015 10:17 - Atualizado em 05/12/2016 09:32

Saiba identificar quando é hora de mudar de profissão

O desânimo ao chegar no trabalho é um dos indícios que você deve mudar de profissão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O trabalho não é apenas uma forma de ganhar dinheiro para se sustentar, mas também uma maneira de atingir bem-estar e qualidade de vida. Por isso, quando chega a insatisfação profissional, também se cogita a possibilidade de mudar de profissão.

mudar de profissao

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 53% dos profissionais do Brasil trabalham em áreas diferentes daquelas em que se formaram. Além disso, as estimativas mostram que 75% das pessoas sonham em trocar sua carreira atual.

Os dados servem para verificar como a satisfação pessoal e o prazer pela função são importantes na manutenção do bem-estar mental e dos desejos de cada um para sua autoestima. No entanto, pedir demissão e partir para outra é um passo arriscado, se você não souber por que está insatisfeito.

Por que não tentar mudar de profissão?

Você não precisa mudar de profissão para se sentir mais motivado e feliz. Já pensou em trocar de empresa? Muitas vezes, a razão pela qual você não se sente bem no trabalho é o ambiente. Comece solicitando a troca de função ou departamento, ou busque um novo posto. Se não funcionar, escolha um novo lugar para trabalhar.

O problema pode não estar na carreira, mas no meio em que você está vivendo. Tente primeiro ver se você se sai bem em outro lugar e, se não adiantar, desista. Mesmo que você tenha investido tempo, dinheiro e projetos no seu empreendimento, o trabalho não pode ser uma carga que tira suas energias. Faça novas escolhas e invista no que lhe faz feliz.

Interesses, competências, habilidades, desejos e sonhos são parte da personalidade. O trabalho deve estar de acordo com a pessoa que você é, por isso a profissão é tão importante na sua vida. Mudar de profissão pode ser necessário quando não há vontade de continuar a rotina e levantar para ir trabalhar, ou quando suas expectativas pessoais não estão sendo supridas.

Pesquise sobre oportunidades de trabalho que correspondam aos seus anseios como pessoa e profissional. Porém, os especialistas recomendam planejamento, sem trocar o certo pelo duvidoso. A troca de profissão deve ser pensada ainda durante o emprego atual para que não haja prejuízos financeiros e desgaste emocional.

Dá pra mudar de profissão a qualquer hora?

Mudar de profissão é mais comum do que parece e já começa na faculdade. Segundo o Ministério da Educação, dois em cada dez estudantes desistem do curso que escolheram e o trocam por outro. Quando se deparam com uma realidade que não corresponde às suas projeções futuras, mudam para algo que esteja de acordo com o que querem ser.

Mas não são apenas os jovens que podem decidir mudar de profissão. Psicólogos da Associação Brasileira de Orientação Profissional (Abop) afirmam que, após a terceira idade, também é possível estabelecer um novo direcionamento.

A idade é uma barreira em função do preconceito no meio profissional. Porém, para quem já possui uma experiência ampla, a valorização é ainda maior.

Investir em uma faculdade, buscar novas possibilidades dentro de uma carreira ou iniciar um negócio completamente diferente são possibilidades que melhoram não apenas a autoestima. Elas também evitam a “aposentadoria” para quem não quer parar, mas, sim, contribuir ainda mais com aquilo que aprendeu e sabe.

Acha que chegou a sua hora de mudar de carreira? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
trabalho
satisfação
qualidade de vida no trabalho
carreira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ