Motivação

31/08/2015 08:02 - Atualizado em 28/11/2016 11:08

Saiba escolher as músicas para estudar certas

Volume baixo e ritmos tranquilos ajudam na concentração para os estudos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando todos os assuntos parecem monótonos e a vontade de meter a cara nos livros é mínima, é preciso criatividade. As músicas para estudar podem ser uma forma de potencializar a concentração e memorizar todas as suas anotações. 

Até parece brincadeira, mas ouvir música durante os estudos pode aumentar o seu ritmo e a capacidade de absorver o que está sendo analisado. Para os cientistas, as melodias tranquilas e instrumentais são as melhores para um resultado de qualidade, já que acalmam e afloram a atenção. 

musicas para estudar

Pesquisadores da Universidade de Caen, na França, dividiram estudantes de 249 universidades em dois grupos, um com fones para ouvir música clássica e outro sem. Eles passaram por palestra e tiveram seus conhecimentos testados em uma prova. De acordo com o resultado, os estudantes que ouviram música prestaram mais atenção e obtiveram melhores resultados.

Outro estudo, financiado pelo serviço de streaming musical Spotify, identificou que os sons tranquilos da música clássica potencializam em 12% os resultados de alunos em provas de matemática. Os pesquisadores indicam que as canções devem ser alternadas de acordo com a disciplina escolhida para o aprendizado.

Como escutar músicas para estudar

As opções preferidas nem sempre são as mais adequadas. Os sons devem ser leves e suaves. O rock pesado e pop animado, apesar de divertidos, podem distrair. Veja dicas para não falhar na missão:

Saiba Mais
Dormir bem ajuda na concentração e no bom humor
Bolsas de estudo são o empurrãozinho que falta para viajar ao exterior
Concentração: Saiba por que é tão difícil manter o foco

1. Mantenha o som em um volume moderado. A música deve ser uma trilha sonora delicada para as informações absorvidas. Nada de fones nas alturas!

2. Antes de abrir os livros, escolha as canções que mais se encaixem no seu estilo. Tente optar por versões em línguas estrangeiras e desconhecidas, já que elas impossibilitam que você cante junto e perca a concentração.

3. Crie playlists longas. Parar de estudar para adicionar novos sons pode tirar o seu foco e motivar aquela vontade de espiar as redes sociais, por exemplo. Outra dica é deixar a seleção no modo “repeat”.

Empresa cria músicas para estudar

Além das seleções musicais encontradas em diferentes serviços na web, existem empresas especializadas em desenvolver músicas para estudar. A Focus@will é uma delas. Misturando melodias instrumentais e sons da natureza, ela promete transformar a capacidade de concentração da pessoa durante o trabalho.

Segundo a organização, o sentido da audição pode fazer a pessoa perder o foco. Isso ocorre pela facilidade de ouvir o que está acontecendo ao redor. Para combater o problema, os sons agradáveis abafam ruídos perturbadores.

As playlists foram elaboradas em parceria com os neurocientistas Gordon Evian e Stephen Sideroff e com o especialista em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Ned Hallowell.

Você ouve música na hora de estudar? Que som não pode faltar na sua playlist? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
estudos
como estudar
música clássica
concentração

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ