Motivação

14/01/2015 12:13 - Atualizado em 21/11/2016 11:27

Saiba como ter mais controle emocional no trabalho

Ser positivo ajuda a melhorar o seu desempenho e a conquistar o controle emocional no trabalho.

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Redação

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Deixar os problemas em casa e se concentrar apenas no trabalho pode ser difícil para muitas pessoas. Se o profissional não consegue se desvincular das brigas ou dos problemas financeiros, por exemplo, episódios de choro e estresse deixam o ambiente de trabalho com o clima pesado. Para evitar esses casos, é preciso aprender a ter mais controle emocional no trabalho.

Importância do controle emocional no trabalho

Ter calma, paciência, ser cordial e ter respeito pelos colegas são qualidades necessárias em um empregado. Para demonstrar ser um bom companheiro no trabalho, ao ingressar no ambiente, você deve esquecer todos os problemas pessoais que enfrenta. Também deve contornar de forma tranquila os obstáculos que surgem em decorrência da própria atividade profissional.

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Você pode não se dar conta, mas aqueles momentos em que você está irritadíssimo por motivos pessoais acabam afetando o rendimento dos colegas.

Ao ver que você está estressado e descontando durante o período de trabalho, os seus parceiros acabam desmotivados e irritados, procurando formas de se acalmar, seja entrando em redes sociais, mexendo no celular ou jogando online, por exemplo.

Ter controle emocional no trabalho e também em suas relações pessoais ajuda você a demonstrar ter respeito por seus colegas de trabalho, amigos e familiares. Acalmar-se em momentos de estresse é a chave do sucesso para quem enfrenta problemas e necessita de apoio constante.

5 dicas para ter controle emocional no trabalho

Algumas dicas simples podem ajudam a conquistar o controle emocional no trabalho e em sua vida pessoal, sempre em busca do equilíbrio. Confira quais são os mais importantes conselhos.

1. Se conheça

Buscar o autoconhecimento poupa tempo e ajuda você a descobrir os momentos em que está passando dos limites. Diariamente, separe um momento para pensar em todos os detalhes do seu dia, analisando o que aconteceu e em quais instantes você perdeu o controle.

2. Pense positivo

A positividade ajuda a enfrentar o dia. Se você é uma pessoa positiva, acaba cativando seus colegas de trabalho, deixando o ambiente tranquilo e mais motivador. Jamais pense que algo pode dar errado. Tente de todas as maneiras fazer com que dê certo.

3. Medite de vez em quando

Pelo menos uma vez por dia pegue alguns momentos e reserve para você. Deite-se em sua cama, ligue o rádio ou celular em alguma música tranquila e que você gosta.

Para deixar a hora ainda mais relaxante, desligue a luz. Esses momentos ajudam a relaxar e a conquistar o controle emocional no trabalho e na vida pessoal.

4. Converse com seus colegas

Criar uma relação amigável com os seus colegas de trabalho pode fazer o expediente se tornar mais tranquilo e proveitoso. Mas se lembre de não exagerar: não transforme o seu serviço em uma roda de amigos. Existe um limite.

5. Crie pausas

Trabalhe de forma justa e separe alguns minutos para olhar algum vídeo e liberar a cabeça. Assim, você acaba ficando desestressado e pronto para mais algumas horas de trabalho.

Que tal seguir essas dicas para construir um melhor ambiente de trabalho? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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