Motivação

01/11/2014 04:17 - Atualizado em 12/10/2016 08:20

Saiba como o coaching profissional pode impulsionar sua carreira

Empresas brasileiras apostam no coaching profissional para qualificar competências e habilidades.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando o objetivo é conquistar um cargo de liderança dentro da empresa ou até um emprego com maior valorização em outra companhia, vale a pena investir em um coaching profissional. Nunca ouviu falar? Essa é uma maneira de descobrir melhor quais são seus pontos fortes e como se posicionar no mercado de forma adequada.

coaching-profissional

Como funciona o coaching profissional

O coaching profissional é um processo de aceleração de resultados criado nos Estados Unidos, e que hoje em dia já está consolidado dentro das empresas brasileiras. O objetivo desta técnica é fazer com que o profissional desenvolva suas competências e habilidades de forma efetiva em um prazo pré-determinado e com isso chegue ao seu objetivo sem ter dúvidas do que é capaz de desempenhar.

A técnica pode contribuir tanto na vida profissional quanto na vida pessoal de quem o buscou. Nesse processo, o "coach" (treinador) tem a função de auxiliar o seu cliente a encontrar o melhor caminho para a sua carreira. Para isso, faz as perguntas certeiras, forçando o cliente a ter maior consciência de suas capacidades e habilidades, pontos a serem melhorados, valores e perspectiva de vida.

Em cada encontro, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal, o coach apresenta tarefas, definidas em conjunto com o cliente, e cria simulações de situações, além de definir metas a serem conquistadas em prazos pré-determinados entre ambos.

O coaching profissional não precisa necessariamente ser aplicado por um coach que tenha experiência na área de atuação do seu cliente. Na verdade, o coach deve ajudar o cliente a encontrar suas próprias respostas e, assim, colocá-lo na rota para atingir suas metas.

Por que buscar o auxílio de um coaching profissional

O planejamento é fundamental para o sucesso da carreira. Mesmo com tudo na ponta do papel e o “plano” sendo seguido à risca, muitos profissionais se deparam com bloqueios no meio do caminho. Situações que impedem seu crescimento dentro da empresa e mesmo na vida pessoal. 

Ter um bom coach ao lado contribui para a autoestima e autoconhecimento. O resultado é um executivo mais seguro, capaz de tomar decisões com mais agilidade e de forma mais confiante, além de ser uma pessoa mais flexível.

Muitas empresas têm, inclusive, arcado com o valor do coaching profissional para executivos que busquem novos desafios dentro da instituição, mas não estão sabendo como conduzir esse objetivo. Em muitos dos casos, parte do próprio profissional buscar o auxílio de um coach.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
profissão
emprego
qualificação
motivação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ