Motivação

08/05/2015 12:18 - Atualizado em 24/11/2016 09:13

Saiba como estabelecer metas para vencer seus desafios

Sem planejamento e organização, é difícil aprender como estabelecer metas com foco na sua realização.

POR

Redação

  • +A
  • -A

“Até o final do ano, devo estar com o dinheiro guardado para a viagem dos meus sonhos”, “em setembro, começo o curso de pintura”, "neste ano, vou perder 10 quilos". Esse discurso parece familiar para você? Todas as pessoas têm objetivos definidos em alguma fase ao longo da vida, mas saber como estabelecer metas não basta: é preciso saber como cumpri-las. Você sabe?

Começando pela sua rotina, pense não apenas naquilo que pode ser um desejo a perder de vista, mas também nas metas cujos prazos estão bem definidos. Faça cada coisa de uma vez e, com persistência, veja elas se concretizando. Quer vencer os desafios com organização? Confira as dicas a seguir.

como estabelecer metas

Estabelecer metas com foco no sucesso

Você deve ter estabelecido inúmeras metas na vida, mas nem todas elas foram cumpridas, certo? É parte da estatística. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, somente 8% das pessoas cumprem com o que prometeram a si mesmas dentro do prazo estabelecido.

As metas mais comuns, segundo o levantamento, incluem alcançar o peso ideal, se tornar mais organizado, gastar menos, desfrutar a vida plenamente, manter-se em forma e saudável, aprender algo estimulante, parar de fumar, realizar trabalho voluntário, apaixonar-se e passar mais tempo com a família.

Ao iniciar as suas tarefas, já percebe como estabelecer metas faz você ter outras perspectivas sobre o que está em jogo. Logo que começar a colocá-las em prática, notará que nada é impossível de ser concretizado. Mas não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Se misturar as coisas, pode acabar tendo um resultado ruim em cada uma delas. Persiga esse ideal: realize uma coisa (bem feita) de cada vez.

Como estabelecer metas no dia a dia

Por onde começar

O primeiro passo para estabelecer metas que serão de fato cumpridas é manter o foco. Faça uma classificação daquilo que você deve realizar, escalando tempos e prioridades.

Comece por aquilo que é importante, como o trabalho que traz seu benefício financeiro. Mas não deixe de atender às urgências que já passaram do prazo e que devem ser realizadas imediatamente.

Aquilo que apenas tem a ver com seus projetos pessoais pode ficar para quando todo o restante estiver em dia. Por isso, é importante saber como estabelecer metas para cumprir os prazos: sem eles, nada vai funcionar.

Como se organizar

Divida as tarefas grandes em pequenas etapas, para que fique mais fácil visualizar o cumprimento delas. Diariamente, faça uma lista para planejar a importância de cada uma. Você verá a tão sonhada luz no fim do túnel.

Também não planeje mais do que pode fazer. Você tem apenas 24 horas em um dia, por isso, limite-se ao que pode ser feito nesse tempo. Sua memória pode não ser 100% confiável, então, monitore as atividades no celular ou no computador. Caso não apareçam trabalhos urgentes, aproveite para descansar.

Afaste-se das distrações

O que faz você cair de produtividade no trabalho? Os e-mails? As redes sociais? As tentações da internet? Então, livre-se desses empecilhos. Se o e-mail é importante para você, atualize a sua caixa de entrada a cada duas horas. Se for uma urgência, é muito provável que entrarão em contato com você por outros meios.

Quanto ao Facebook, o WhatsApp e o Twitter, você também aprender como estabelecer metas de checagem: faça a atualização nos seus períodos de folga para não interferir na produção.

Gostou das dicas para aprender como estabelecer metas? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sucesso
trabalho
vida pessoal
objetivos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ