Motivação

11/12/2014 12:40 - Atualizado em 16/11/2016 07:53

Resiliência: Entenda a capacidade de superar obstáculos

Com a resiliência, é possível se fortalecer a partir de situações estressantes e traumáticas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar em resiliência? Esse termo significa a construção de novos caminhos a partir do enfrentamento de situações estressantes ou traumáticas. Pessoas chamadas resilientes têm a capacidade de superar obstáculos e se fortalecer com momentos de crise. Essa é uma característica da personalidade de algumas pessoas, mas pode ser desenvolvida por qualquer um.

resiliencia

Entenda o que é resiliência

Resiliência era um termo usado na física para descrever materiais capazes de resistirem aos choques. Com o tempo, passou por adaptações nas ciências humanas e agora representa a capacidade de um ser humano de sobreviver a um trauma. Não só pela sua resistência física, mas também pela sua visão positiva sobre o problema, conseguindo facilmente reconstruir a vida.

Os resilientes passam por dificuldades como todas as outras pessoas, mas o que os diferencia é a forma como reagem a isso. O comportamento deles é diferente da maioria: por mais fortes e traumáticos que sejam os problemas, eles conseguem superar.

Sua principal característica é enfrentar crises, traumas, perdas, graves adversidades, transformações, rupturas e desafios sem se abalar emocionalmente e conseguindo se recuperar repidamente.

Ter resiliência é muito importante em vários momentos da vida. Em algumas situações é preciso desenvolver essa característica para não ter traumas ou sequelas posteriores.

Principalmente para conseguir ultrapassar fases como a adolescência, sair da fase adulta e entrar para a velhice, mudanças como de solteiro para casado, novo emprego, divórcio, entre outros momentos de crise.

Comportamentos para desenvolver a resiliência  

Nem sempre desenvolver a resiliência é uma tarefa fácil, pois ela exige s. O primeiro passo para se tornar resiliente é aceitar o desafio, reconhecendo a existência do problema e também percebendo que existem soluções.

Para ajudar nesse processo, você pode procurar a ajuda de terapia com um psicólogo, que vai auxiliar no desenvolvimento da sua autoestima e autoconfiança. Com algumas técnicas é possível aprender  a ser mais ser flexível e ter mais facilidade para superar dificuldades.

É comum que, diante dos problemas, ocorra uma desintegração emocional, mas a resiliência pode ajudar a encontrar novas formas de lidar com essa situação. Para isso, existem alguns fatores importantes, como a administração das emoções para se manter calmo ao enfrentar um problema.

Também é preciso ter o controle de impulsos, para não se deixar levar por uma emoção, assim como otimismo, que é a crença de que as coisas podem melhorar, a análise do ambiente para identificar as causas dos problemas e a autoeficácia para que consiga resolver as crises.

Mesmo que você tenha dificuldade para lidar com problemas e seja do tipo que perde o controle no primeiro obstáculo, é possível desenvolver essa característica.

A principal atitude para conquistar a resiliência é aprender a combater sentimentos, como a insegurança e o medo. Isso pode ser desenvolvido com o trabalho da terapia, que ajuda a perceber, identificar, respeitar e aniquilar pensamentos negativos, com foco no seu bem-estar.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
traumas
psicologia
terapia
motivação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ