Motivação

10/01/2016 12:00 - Atualizado em 04/12/2016 06:50

Saiba como acabar com a procrastinação em 4 dicas

Procrastinação pode provocar ansiedade e problemas no trabalho ou em casa.

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Redação

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Dores de cabeça, falta de atenção, palpitações e suor são sintomas de ansiedade, que pode ser desencadeada pela procrastinação. Além disso, adiar compromissos e responsabilidades pode levar a problemas no trabalho, na escola ou em casa.

Deixar tudo para depois com a desculpa de “faço rapidinho” e empurrar a agenda com a barriga acaba se tornando um transtorno para si e para os outros com quem você convive. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 20% dos brasileiros é ansioso. Para evitar esse problema provocado pelo ato de procrastinar, você pode seguir algumas dicas.

Procrastinação

Procrastinação tem solução

Começa com o despertador tocando. Você ativa a função “soneca” e volta a dormir por mais 10 minutos, depois mais 10 e, quando vê a hora novamente, já está atrasado. A procrastinação começa nas pequenas atitudes e pode desencadear o efeito “bola de neve”, quando acaba afetando vários setores da vida. Saiba como evitar.

1 - Descubra seu manual de instruções

Nada como conhecer seu próprio funcionamento para não adiar os compromissos. Saiba qual o seu modo de agir, use toda sua determinação e escolha o melhor momento para render no trabalho.

Se você funciona mais durante o dia, faça suas atividades nessa hora. Se for à noite, comprometa-se a fazer tudo no período em que você está disposto. Conhecendo seu ritmo, você conseguirá distribuir o trabalho e o lazer.

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2 - Faça uma lista de tarefas

Defina quais são os seus compromissos e divida-os entre aqueles que são urgentes e os que podem esperar um pouco (mas não demais). Siga a agenda que você precisa cumprir e não deixe que assuntos não importantes da rotina interfiram seu trabalho.

Vá riscando os itens da sua lista conforme realizar as atividades e descubra como é prazeroso encerrar o dia com sensação de dever cumprido. Sem a procrastinação, seu nível de ansiedade e estresse vai desaparecendo.

3 - Estabeleça prazos

Nada de deixar para depois, afinal essa é a essência da procrastinação. Na sua lista mesmo, estabeleça os prazos para cumprir as tarefas. E nada de esticar o tempo, para não sofrer com a “bola de neve”. Siga tudo à risca!

4 - Faça agora

Não fique pensando muito sobre o que tem para fazer, aja! Evite também criar listas demais ou misturar os compromissos, realizando tarefas que podem ser realmente postergadas (só porque você as prefere). Cumpra os prazos e a ordem de importância que você deu.

Vida sem procrastinação

Falta de ânimo, não gostar do que se faz e desinteresse são as principais causas da procrastinação. Deixar as coisas para depois, porém, pode configurar em algo sério. Quando não é possível controlá-la, a ansiedade pode aumentar e o auxílio profissional se torna imprescindível.

Quando a pessoa escolhe fazer coisas não importantes ao invés daquilo que realmente deveria estar fazendo, o problema exige tratamento psicológico. Apenas com o amparo médico é possível estabelecer uma ordem na rotina e colocar o trabalho e compromissos em dia.

Não adianta também culpar a genética. Apesar de uma pesquisa de 2014, da Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos, ter descoberto que o ato procrastinar pode ter uma ligação com os genes, a falta de compromisso ainda é o principal causador desse mau hábito. Organize-se!

E aí, curtiu as dicas para se livrar da procrastinação? Então deixe seu comentário e siga curtindo o conteúdo de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

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