Motivação

15/01/2015 08:25 - Atualizado em 21/11/2016 05:02

Saiba aproveitar o novo ano para corrigir maus hábitos

Foco, força de vontade e motivação são essenciais para quem quer deixar os maus hábitos de lado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ano novo, vida nova? Não é à toa que muita gente aproveita o início de um novo ano para repensar atitudes, analisar o passado e traçar metas: é a oportunidade perfeita para recomeçar. Que tal aproveitar o embalo para deixar maus hábitos de lado? Muito comum, a estratégia exige força de vontade e persistência para ser concretizada.

É hora de repensar os maus hábitos

Antes de qualquer coisa, é preciso analisar sua vida e seu modo de agir com profundidade e honestidade. Embora pareça bastante óbvia, a dica não deixa de ser importante, principalmente pela dificuldade natural do ser humano em reconhecer os próprios defeitos e interpretá-los sob um ponto de vista neutro.

maus hábitos

Dedique um tempo considerável para entender quais hábitos estão prejudicando o andamento de sua vida profissional ou pessoal, que ações interferem no ambiente familiar e quais têm potencial para minar seus relacionamentos.

De posse dessas informações valiosas, será possível repensar sua vida, escolhendo os hábitos bons, que terão a função de substituir os maus hábitos. Alguns exemplos:

- Você vai parar de fumar. Além disso, vai beber mais água.

- Você vai parar com as frituras. Além disso, comerá mais legumes.

- Você beberá menos álcool. Além disso, aprenderá uma luta marcial.

- Você não vai interromper as outras pessoas. Além disso, ouvirá os outros com mais atenção.

A ideia é justamente essa: não apenas abandonar os maus hábitos, mas substituí-los por atitudes benéficas. Assim, a motivação aumenta e, se você não conseguir atingir o segundo objetivo, pelo menos já estará no lucro com o hábito que foi abandonado.

Deixando os maus hábitos de lado

Não se engane: estamos falando de uma tarefa difícil, que exige força de vontade, fibra moral e perseverança. Uma vez enraizado, é difícil extinguir um hábito por completo. A impressão é de que o modo de agir se incorporou de tal forma a você que não é possível viver sem ele.

São as armadilhas do cérebro, que, acostumado ao processo, terá dificuldades em se adaptar, apresentando resistência. O segredo é focar nos benefícios a longo prazo e encontrar neles a motivação para mudar.

De repente, aquele cigarro depois do almoço perde importância quando comparado a ficar mais tempo com o seu filho. Num passe de mágica, ir para a academia não é mais tão difícil, quando percebemos que uma vida saudável e um futuro com mais vitalidade nos aguardam. Relativize os benefícios de longo prazo e compare-os com os prazeres imediatos: a decisão só depende de você.

Outra dica útil no momento de mudanças é a busca por parcerias. Se você tiver um amigo disposto a compartilhar os objetivos, é possível unir esforços para chegar ao resultado desejado. Parar de fumar, comer melhor, emagrecer, se exercitar regularmente. Tudo isso tende a ficar mais fácil ao lado de alguém da sua confiança.

Pronto para fazer melhor em 2015? Então, deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
motivação
vida pessoal
ano novo
resoluções

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ