Motivação

23/04/2015 02:40 - Atualizado em 04/12/2016 07:50

Saia do comodismo: Confira 9 dicas para deixar a zona de conforto

É possível dar uma guinada na rotina a partir de pequenas atitudes no dia a dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Na maioria das vezes, o comodismo surge a partir do medo de mudança. Sair da zona de conforto pode ser complicado para algumas pessoas, mesmo. Terminar uma relação ruim ou deixar um emprego que não oferece mais possibilidade de crescimento não é tão simples, mas pode ser resolvido.

Adaptar-se a novas situações pode trazer ansiedade. Porém, você não precisa dar uma virada radical na vida de uma hora para a outra. É possível evitar o comodismo tomando pequenas atitudes no dia a dia. Veja 9 dicas para fugir dessa armadilha.

comodismo

Saiba identificar o comodismo

A zona de conforto, ou comodismo, é considerada pela psicologia uma série de ações, pensamentos e comportamentos que uma pessoa esteja acostumada a ter. Nessa condição, o sujeito realiza o que lhe dá sensação de segurança, mas o desempenho, embora constante, é limitado.

Para fugir disso, o indivíduo precisa saber operar fora de sua zona de conforto. São os desafios constantes que o fazem progredir na carreira, nos relacionamentos e em outros aspectos da vida pessoal.

Dicas para combater o comodismo

1. Saiba o que lhe incomoda

O casamento ou o namoro não vai bem? O emprego só traz preocupações? Está com muito tempo livre? Anote o que você deseja mudar em sua vida, analise os pontos e comece a mudança de dentro para fora.

2. Não deseje guinadas bruscas

Sair do comodismo exige paciência e passos curtos. O desejo de mudanças grandiosas e repentinas pode decepcionar, caso elas não se realizem. Tenha os pés no chão.

3. Evite atitudes por impulso

Elas podem desestruturar o seu psicológico e tornar a saída do comodismo ainda mais difícil. Não corra o risco de retroceder mudança.

4. Faça o que lhe dá prazer

Volte a jogar aquele futebol no fim de semana, passeie em lugares abertos, encontre amigos que estavam distantes. Liste o que você sempre gostou de fazer e pratique cada item, ponto a ponto.

comodismo

5. Combata o pensamento negativo

Ele só serve para deixar você para baixo, mais desmotivado ainda para sair do comodismo. Esqueça suas fraquezas e invista no que você faz bem. Também é importante não ouvir críticas que desconstruam seu objetivo principal.

6. Não desista diante dos imprevistos

Percalços são normais na vida de qualquer pessoa. A graça está em superá-los. Considere-os como um desafio a mais na sua caminhada contra o comodismo.

7. Não se culpe e nem culpe os outros

Ficar remoendo e culpando os outros não resolve. A mudança precisa vir de dentro de você, da sua disposição e ânimo para enfrentar novas situações e seguir outros rumos.

8. Procure ajuda externa

Se você está infeliz, travado e realmente não consegue sair do lugar, uma ajuda psicológica pode ser de grande valia. Muitas vezes, são pequenos detalhes que emperram nossa vida. Abra sua mente e as mudanças virão.

9. Supere seus medos

Enfrente seus medos do seu modo. Peça ajuda da família e dos amigos e exercite suas inseguranças até dominá-las por completo.

Tem mais alguma dica para superar o comodismo? Comente aqui! E aproveite para conferir as novidades de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
zona de conforto
mudança
comportamento
objetivos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ