Motivação

21/05/2015 11:54 - Atualizado em 07/12/2016 05:47

Sabrina Sgarbi conta como venceu a obesidade e virou miss

Conheça a história da blogueira gaúcha que emagreceu 140 Kg após passar por uma cirurgia bariátrica e mudar o estilo de vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Após vencer a luta contra a obesidade mórbida e emagrecer 80 Kg, a blogueira Sabrina Sgarbi, 24 anos, se prepara para escrever um livro contando toda a sua saga contra a balança. Assim como ela, 52,5% dos brasileiros estão acima do peso, segundo dados divulgados no mês passado pelo Ministério da Saúde. Desse total, 17,9% são considerados obesos

Dona de um canal na internet com mais de dois milhões de visitantes, a ex-obesa que virou miss contou ao Vivo Mais Saudável a sua história de determinação e todo o processo para sair dos 140 Kg e chegar aos 60 atuais.

Luta contra a balança

Nascida em Marau, Rio Grande do Sul, Sabrina Sgarbi aprendeu desde criança a conviver com o famoso efeito sanfona, “às vezes eu era gordinha, em outras fases eu estava magrinha.”

Mas aos 16 anos de idade ela afirma ter perdido o controle da situação e não conseguiu mais emagrecer. “Quando passei dos 110 kg e escutei do meu médico o quanto a obesidade tinha afetado minha saúde, decidi fazer a bariátrica e tentar uma última vez”.

Os riscos da obesidade

A blogueira faz suspense e afirma só falar sobre o fator crucial que a fez decidir pela cirurgia em seu livro, ainda sem data para ser lançado. As críticas e os comentários maldoso feitos por muitos ao seu entorno foram transformados em uma alavanca para fazer com que Sabrina Sgarbi mudasse de vida. “Eu já estava sentindo na pele os pesadelos da obesidade. Sei que muitos julgam ser relaxamento ou descuido, mas a obesidade é uma doença gravíssima. Estava cansada de carregar todo aquele peso extra, ninguém quer ser prisioneiro do próprio corpo.”

A cirurgia

Apesar do procedimento ser custeado pelo SUS, Sabrina Sgarbi pagou pela operação. Ela conta que hesitou em fazer a cirurgia principalmente por ter visto muitos depoimentos de pessoas que não tiveram um resultado satisfatório. “Assisti a algumas histórias de pessoas que contavam como a cirurgia destruiu suas vidas. Neste momento eu entrei em colapso. Então resolvi não olhar mais nada que eu não tivesse certeza da veracidade. A partir dali, eu só conversei com meu médico.”

Sabrina afirma que a relação de confiança entre ela e o médico foi fundamental para o sucesso da cirurgia. “No dia (novembro de 2012) eu não tinha medo algum, fui para o bloco cirúrgico muito confiante. Eu já sabia de todos os desafios que teria que enfrentar e só queria que a cirurgia acabasse logo”, relembra.

Processo de emagrecimento pós-cirurgia

Sabrina Sgarbi relata que o pós-cirúrgico foi difícil e doloroso. A gaúcha perdeu, em média, dez quilos por mês. No primeiro ano de procedimento, ela emagreceu 70kg, e no segundo mais dez foram eliminados. Para alcançar os objetivos ela conta que acrescentou atividades físicas na sua rotina, sempre seguindo a orientação médica.

Sabrina explica que a cirurgia por si só não teria resultado se ela não tivesse mudado toda a sua concepção sobre alimentação e saúde. “Antes eu consumia muita gordura. Refrigerante e pães eram meu maior amor, eles faziam parte de todas as minhas refeições”, diz arrependida.

Reeducação alimentar

Quase três anos após a cirurgia bariátrica, Sabrina Sgarbi comemora os seus atuais 60 Kg e diz que chegou ao seu objetivo final. “Hoje regro tudo o que como. A cirurgia não é garantia de que a pessoa nunca mais engorde.” Sabrina explica que um ano após o procedimento o hormônio da fome volta a ser produzido e se a pessoa não tiver tido uma reeducação alimentar, certamente ela voltará a engordar.

Marcas de uma vitoriosa

Os excessos de pele deixados pela obesidade são encarados com naturalidade pela jovem. Ela fez plástica nos seios, mas prefere esperar um pouco mais para realizar um cirurgia reparadora. “Se hoje eu tenho estrias, peles e cicatrizes significa que eu venci a obesidade, e disso eu me orgulho muito”, comemora.

Sabrina Sgarbi, de obesa a miss

A jovem gaúcha que na adolescência era considerada uma das mais belas da cidade, mostrou como a força de vontade é fundamental em todas as escolhas. Após o sucesso da cirurgia bariátrica, Sabrina Sgarbi foi eleita Rainha Italiana de Marau. “Esse título me despertou a vontade de ir além. Eu não sabia o que os jurados dos concursos diriam de mim. Eu era uma candidata totalmente fora doa padrões, mas me arrisquei.”

Para ela carregar uma faixa e coroa é muito mais do que ostentar um título de beleza. “Para mim é como refletir duas imagens no mesmo espelho. É uma miss olhando para uma obesa e dizendo você merece levar esta coroa”. Entre os vários títulos, estão o de “Vice Miss Brasil Model World” e o de “Musa Gaúcha 2015”.

Passos para vencer a obesidade 

Sabrina Sgarbi elencou alguns pontos indispensáveis para quem sofre de obesidade e sonha em emagrecer e ter uma vida saudável. São eles:

1 – O principal é nunca desistir de si mesma. Ao longo desse processo eu aprendi muito a ter foco, força e coragem para encarar os desafios e muita fé que no final tudo daria certo.
2 - Procure profissionais da área e não tome decisões sem acompanhamento médico.
3 – Não deixe para depois. A obesidade é silenciosa e mortal. Corra logo atrás dos prejuízos antes que sua única opção seja um procedimento cirúrgico, deixando restrições para o resto da vida.
4 – O acompanhamento psicológico antes e pós-cirurgia é essencial. A obesidade não é gerada só pelo alimento, ela também é desenvolvida por problemas como depressão, ansiedade, frustrações, entre outros.

Você também venceu a obesidade? Compartilhe a sua história com a gente! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ