Motivação

18/02/2016 12:00 - Atualizado em 26/11/2016 11:57

Regras de etiqueta valem até para sua rede social

Mandar convites para jogos online é uma das atitudes que devem ser evitadas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem não reserva um tempinho do dia - ou quase todo ele - para acessar a sua rede social preferida? Seja para bisbilhotar as novidades dos outros ou para publicar alguma informação, esses sites se transformaram em uma plataforma para se expressar e manter contato com amigos e conhecidos que antes pareciam mais distantes.

Basta um clique para você encontrar aquela prima que mora fora ou um colega do antigo colégio. Porém, apesar de facilitarem a vida de muitas pessoas, as redes sociais pedem cuidados. As regras de etiqueta também valem para a vida online.

mulher acessa rede social no celular

O que não fazer numa rede social

Não é necessário censurar a maioria de suas postagens. Você apenas deve prestar atenção em alguns detalhes que podem prejudicar a sua imagem e acabar abalando muitas amizades. A seguir, confira alguns perfis de usuários impertinentes em qualquer rede social.

O fofoqueiro

Jamais se intrometa em publicações de amigos ou conhecidos para perguntar informações pessoais. Esse comportamento pode ser mal interpretado. Se você deseja saber algo, mande uma mensagem privada. E lembre-se: deve existir intimidade suficiente para isso.

O engraçadão

Sejam fotos de mau gosto, piadas que possam ofender ou links com conteúdo pesado, evite-os. É sempre importante lembrar quais amigos e familiares terão acesso a essas informações. Utilize a rede social para postar momentos felizes, imagens com mensagens positivas e elogios em forma de comentários.

O popular

Sair adicionando desconhecidos não é de bom tom. Inclua apenas conhecidos em sua rede social. Uma boa atitude é se apresentar para o amigo, explicando em qual situação vocês se conheceram. Esse alerta pode evitar desentendimentos e é uma boa maneira de iniciar uma conversa.

O heavy user

Você tem o costume de postar "bom-dia", tira foto de todos os almoços e faz check-in sempre que vai à academia? Cuidado! Contar toda a sua vida nas redes sociais não é a melhor escolha. Seus amigos podem se irritar com a presença constante na timeline e, até mesmo, deixar de seguir você. O ideal é fazer posts interessantes e que acrescentem algo novo, sem exagerar na quantidade.

O jogador

Reservar um momento do dia para os joguinhos pode ser ótimo para relaxar, mas o hábito não precisa ser compartilhado com toda a sua rede de amigos. Jamais envie convites de jogos, a menos que você saiba que a pessoa vá se interessar.

Afinal, o que fazer numa rede social?

O segredo está no uso controlado. Ficar o dia inteiro atualizando as publicações pode até demonstrar que você está desocupado ou fugindo do trabalho. As redes sociais devem ser utilizadas nos momentos de lazer, quando você deseja bater um papo ou apenas ficar sabendo das novidades.

A sua página pode ser reservada para publicar fotos de momentos especiais, fazer comentários positivos sobre as notícias, bate-papo com os amigos e combinar eventos. No mais, vale a dica de ouro: se você não diria algo em público, tampouco escreva em uma rede social.

Curtiu as dicas? Então aproveite para compartilhar o artigo com seus amigos! E não se esqueça de acompanhar outras novidades de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
etiqueta na internet
redes sociais
comportamento
amizade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ