Motivação

27/02/2015 12:00 - Atualizado em 08/08/2016 03:07

Receita para ser uma mulher moderna

Conheça a história da dona Ruth Reuter. Aos 82 anos de idade, ela é exemplo de mulher moderna para todas as gerações.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Vivo Mais Saudável preparou um especial para o "Dia Internacional da Mulher" com histórias de mulheres que ousaram e foram atrás dos sonhos. Para homenagear a terceira idade, ou melhor, a "Melhor Idade", vamos contar um pouquinho sobre a dona Ruth Reuter Ruas, moradora de Alcobaça, no Sul da Bahia. Aos 82 anos, ela é exemplo de mulher moderna, que rompeu todos os tabus de uma geração e foi em busca de realizações pessoais e profissionais. 

Nascida no interior de Minas Gerais, ela conta que veio de uma geração onde as mulheres eram submissas aos maridos. Eles é quem exerciam o poder e o mando sobre toda a família. Dificilmente uma mulher, principalmente após o casamento, tinha o privilégio de fazer um curso superior. 

Aos 51 anos, já com a família praticamente criada, dona Ruth decidiu ingressar na faculdade de Direito. Novamente ela enfrentou mais um desafio, o de entrar no mercado de trabalho com quase 60 anos de idade.

Ela conta que fazia vários cursos paralelos para conseguir o respeito dos colegas e dos clientes, em meio a tantos profissionais muito mais experientes e renomados. Graças ao seu esforço e competência, ela conseguiu alcançar sucesso na carreira e ainda hoje atua como advogada.  

O que é felicidade?

Casada há 63 anos, mãe de oito filhos, avó de 27 netos e quatro bisnetos, dona Ruth define "felicidade" como sendo "todos os pequenos e grandes momentos vividos com intensidade, com amor, com desprendimento, sem vaidade, sempre lembrando que cada momento é único na nossa vida" .

Quando perguntada sobre a receita que ela utiliza para envelhecer bem, dona Ruth primeiro afirma que valorizar a vida é fundamental. "A gente precisa começar o dia agradecendo tudo que está ao nosso redor. Invista em você, cuide da sua saúde, emoções, relacionamentos, finanças. Exercite sua mente. Leia, converse, pesquise, se interesse pelas coisas e pelas pessoas. Não se isole, aprenda e ensine coisas novas. É do ser humano a busca pela evolução, pelo crescimento, tendo em vista que podemos e devemos ser melhores do que somos”, ensina ela ao longo dos seus 82 anos de muita sabedoria.


Qual a idade de uma mulher moderna?

Dona Ruth revela que não se preocupa com a idade cronológica. Para ela, o mais importante é procurar enxergar o lado positivo das coisas e das pessoas. “Eu respeito as minhas limitações físicas. Também procuro me adaptar às mudanças para aceitá-las de uma forma harmoniosa. Precisamos valorizar o nosso passado, mas não podemos deixar de olhar para o nosso futuro. Enfim, é um processo em construção. O nosso futuro é com base no nosso presente. Saber viver bem é uma arte”, afirma.

Ela enxerga com bons olhos os avanços das novas gerações. Dona Ruth se diz orgulhosa ao ver como a mulher atual consegue ter autonomia profissional, financeira e emocional. Ela afirma que independentemente da idade, as pessoas precisam cuidar primeiro do “ser” e não do “ter”. “Lembrem de que a vida precisa ter um sentido, saber o que se busca, ter objetivos. Viva cada momento de sua vida como se fosse o último, sonhe, e faça de seus sonhos uma realidade. Não deixe nada para depois, porque na espera do depois, você pode perder os melhores momentos, as melhores experiências e os melhores e mais sinceros sentimentos. Invista em você, estude sempre, não se esquecendo de fazer e executar planos de viagens”, aconselha dona Ruth.

Planos para o futuro é que não faltam para essa mineira de coração grande e muita vontade de viver. “A vida é bonita, cheia de surpresas e ainda reserva muitas alegrias para nós, mesmo em meio às turbulências. Eu olho para o futuro e me vejo de bem com a vida, vou continuar trabalhando, exercendo minha profissão normalmente, ora sendo remunerada, ora fazendo serviços comunitários com a finalidade de servir a quem precisa. Eu nunca desisto de lutar, vencer os obstáculos e sempre procurando acompanhar na medida do possível a dinâmica da vida”.


E você, também é uma mulher de todos os tempos? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligada em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ