Motivação

08/11/2014 05:59 - Atualizado em 04/11/2016 01:50

Quer morar fora do Brasil? Veja o que você precisa saber

Fatores a considerar na hora de tomar esta decisão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A vontade de morar fora do Brasil pode ser motivada por vários fatores. Enquanto algumas pessoas sentem necessidade de conviver com pessoas diferentes e de conhecer novas culturas, outras procuram sair do país em busca de uma vida melhor e com mais oportunidades. Há ainda aqueles que se decepcionam com a falta de segurança, a corrupção e a alta carga de impostos, preferindo recomeçar em outra nação.

Seja qual for o seu motivo, é preciso ter em mente que a decisão envolve uma série de variáveis a serem consideradas antes da mudança, a fim de prevenir percalços, agilizar o processo e evitar decepções.

Antes de decidir morar fora do Brasil

País de destino

Pode parecer óbvio, mas o destino é o principal fator a ser considerado antes de se mudar de forma definitiva. Esteja atento ao idioma, à cultura, aos hábitos alimentares e ao clima antes de tomar a decisão. É fundamental que você conheça a si mesmo para saber se conseguirá se adaptar. Por exemplo: se você valoriza o clima tropical e fica emburrado quando o sol não aparece por dois ou três dias, o ideal é evitar países do norte da Europa, onde a incidência de luz solar é muito menor do que aqui.

morar-fora-do-brasil

Documentação

A exigência de documentação varia muito entre os países. O primeiro passo é acessar o site do consulado do país no Brasil, a fim de entender quais os documentos necessários para cruzar a fronteira e fixar moradia. Entre as garantias mais comuns, estão seguro de vida, comprovação de vacinas e de que você conseguirá se sustentar sozinho. Se puder, procure fazer uma dupla cidadania e agilize o seu passaporte o quanto antes.

Posto de trabalho

Muitas pessoas decidem morar fora do Brasil sem definir a forma como irão se sustentar. A intenção é conhecer o país e abraçar a primeira maneira de ganhar dinheiro que aparecer. Embora seja romântica, essa ideia é arriscada. Se você já trabalha em alguma empresa, não precisa necessariamente abandonar tudo e começar uma vida nova no exterior. Procure conhecer as corporações do país no qual pretende morar com antecedência, estabelecendo alguns contatos previamente. O Linkedin é uma rede social profissional que pode facilitar nesse processo. Converse, encaminhe e-mails e explique sua situação.

Dinheiro

Não há como fugir: você vai precisar de dinheiro. Talvez mais do que imagina. Antes de partir em uma viagem sem data para voltar, trate de economizar o máximo que puder, formando uma poupança de respeito para possíveis emergências. Além de dar segurança para você se estabelecer no exterior, a poupança poderá ser usada em um projeto que surgir de repente. O ideal é começar a economizar pelo menos um ano antes de embarcar.

Dificuldades de morar fora do Brasil por muito tempo

Embora muitas pessoas tenham vontade de se mudar de forma definitiva, é comum verificar casos em que a adaptação à nova cultura não é boa e o retorno ao Brasil se torna imperativo. Saudade, decisões precipitadas e desconhecimento estão entre as principais causas da volta ao país.

Lembre-se: no exterior, a comida é diferente, seus amigos serão outros e o clima pode ser tortalmente avesso ao que você está habituado. Colocar no papel as vantagens e desvantagens de morar fora do Brasil antes de viajar, conversando com outras pessoas que já viveram em outros países, pode ajudar a tomar a melhor decisão, prevenindo frustrações.

Deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
mudanças
estudar fora
trabalhar fora
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ