Motivação

31/01/2016 07:00 - Atualizado em 01/12/2016 05:01

Postura correta garante sucesso no trabalho

Linguagem corporal e expressão facial dizem muito sobre o seu comportamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A linguagem corporal é uma forma importante de expressão, e que pode dizer muito sobre você. No trabalho, é ainda mais necessário manter uma postura correta e agir conforme as normas do ambiente.

Postura correta no trabalho

Uma postura rígida demais pode demonstrar falta de flexibilidade, enquanto a falta de preocupação com o corpo pode fazer com que você pareça desleixado no seu emprego. Saiba como dosar isso conferindo as dicas a seguir.

colegas com postura correta no trabalho

5 dicas para o ambiente de trabalho

Para tentar encontrar um meio termo entre a linguagem corporal mais rígida e outra que não pareça displicente, vale a pena seguir algumas dicas. Veja abaixo cinco sugestões e saiba como manter uma postura correta no ambiente de trabalho.

1. Mantenha-se arrumado

É fundamental que você cuide de sua aparência, no ambiente de trabalho. Um visual desleixado pode indicar falta de comprometimento com o serviço. Isso vale tanto para as suas roupas quanto para os cabelos, por exemplo. Não utilize peças amassadas ou amarrotadas, especialmente quando ocorrerem ocasiões especiais, como reuniões ou encontros com executivos mais importantes.

2. Não olhe para baixo

Manter a cabeça erguida não é só força de expressão. Ficar olhando para baixo, ou com o olhar perdido, pode indicar desânimo ou falta de comprometimento com o serviço, o que não é recomendado.

Além disso, evite também ficar toda hora olhando para o smartphone, a menos que seja estritamente necessário ou exigido por algo relacionado ao trabalho. Outras distrações também devem ser evitadas.

3. Tente sorrir sempre

A sua expressão facial diz muito sobre como você está se sentindo. Manter um semblante fechado pode parecer que você está na empresa apenas por obrigação, sem se sentir satisfeito de fato com seu emprego. Por isso, seja simpático e transmita positividade, mesmo que você esteja desconfortável com algo. Ser desrespeitoso ou tratar alguém mal, sendo rude ou antipático, só tende a piorar tudo.

Saiba Mais
Postura corporal errada prejudica a beleza
Como evitar LER: Confira dicas para corrigir a postura
DORT: Esforço repetitivo no trabalho causa distúrbios

4. Deixe seus pertences organizados

Aqui, vale a mesma dica relacionada às roupas e ao aspecto visual. Uma mesa desorganizada, com objetos espalhados, papéis revirados e gavetas onde você não encontra nada tende a passar uma impressão não muito boa. A desorganização nesse ambiente pode refletir a forma como você age e resolve as tarefas do trabalho. Portanto, mantenha sempre o local organizado.

5. Observe a postura

Manter uma postura correta também envolve a forma como você age com seu corpo. Evite, por exemplo, mexer demais as mãos quando fala ou se espreguiçar com frequência. Caso tenha de fazer isso, procure um lugar onde você esteja sozinho. Ao sentar-se, também é recomendado não colocar as pernas em cima da mesa ou relaxar demais, curvando-se ou esticando as pernas.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre como manter uma postura correta no trabalho? Viu como isso pode ser positivo para você? Então deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
linguagem corporal
como manter a postura
etiqueta no trabalho
clima organizacional

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ